Chromecast para de funcionar após bug de firmware

Google diz que os usuários não devem restaurar as configurações de fábrica. Solução está em desenvolvimento.

Thássius Veloso
• Atualizado 17/03/2025 às 07:19
Resumo
  • O Chromecast 2 não conecta na televisão desde o domingo (09), segundo relatos de usuários.
  • Uma mensagem de erro fala em problema com o firmware.
  • O Google está ciente e busca uma solução para a pane.
  • A empresa recomenda que os usuários não restaurem o Chromecast para as configurações de fábrica.

O dispositivo Chromecast, do Google, enfrenta uma pane desde ontem (09), segundo relatos na internet. Os usuários não conseguem mais transmitir o conteúdo – seja áudio ou vídeo – do celular para o aparelho, que leva funções smart para a TV. O Google está ciente e busca uma solução para o problema de firmware.

A pane parece afetar em especial os usuários do Chromecast 2, modelo lançado em 2015 que rapidamente se popularizou no Brasil. Ele oferece vídeo com resolução 1080p e é compatível com Wi-Fi na faixa de 5 GHz. O Chromecast Audio também é impactado.

MAIS CONTEÚDO:

As reclamações na internet detalham o seguinte fluxo:

  1. Usuário está no smartphone e escolhe um conteúdo
  2. Toca no botão de Chromecast/Google Cast e escolhe o dispositivo em que o conteúdo será apresentado
  3. O próprio smartphone exibe um erro de que não é possível “autenticar” o dispositivo externo

No momento, a pane parece ser de ordem técnica. Ainda não temos uma explicação para o caso, mas pode ser que algum caminho interno entre o Chromecast e a televisão/dispositivo de áudio não esteja funcionando corretamente, levando à quebra da comunicação entre os dois aparelhos. Alguns usuários levantam a tese de problema com algum certificado digital.

O Google orientou que os clientes não tentem restaurar as configurações de fábrica do Chromecast, pois isso pode inutilizá-lo momentaneamente. Nas redes, usuários disseram que colocar a data do celular como 08/03/2025 ajuda a desfazer essa confusão.

A resposta inicial do Google

Trata-se de um bug global, que afeta pessoas de países como Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Reino Unido e Suécia. Após variadas reclamações, o Google emitiu o seguinte comunicado.

“Ei, pessoal,

Estamos cientes de um problema emergente que está afetando os dispositivos Chromecast de 2ª geração e Chromecast Audio e estamos trabalhando em uma correção. Não redefina seu dispositivo para as configurações de fábrica – manteremos vocês atualizados quando a correção for disponibilizada. Se você já redefiniu seu dispositivo, forneceremos instruções para configurá-lo novamente o mais rápido possível.

Obrigado pela paciência.”

– Google no Reddit

O fim do Chromecast?

Não confunda com o film da linha Chromecast. Essa marca vendeu mais de 100 milhões de unidades de 2013 até agora. O modelo mais recente é o Chromecast 4, de 2021. Mesmo com o relativo sucesso, o Google optou por encerrar o Chromecast.

A empresa retirou os produtos anteriores da loja online em fevereiro de 2025. Também começou a vender o Google TV Streamer, outro equipamento que já não conta mais com a icônica nomenclatura.

Apesar do fim da linha Chromecast, o Google não deu qualquer indício de que começaria a cortar as funções dos dispositivos. As pessoas estão revoltadas, conforme você vê nas postagens abaixo.

https://twitter.com/MiguelArango_C/status/1898896990634963103
https://twitter.com/bonekinhamrt/status/1898868660376314058
https://twitter.com/Paloma_PNDL/status/1898845282592280831

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Ele cobre feiras de eletrônicos, TI e inovação desde 2008. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante, apresentador de eventos e facilitador de media training. Ele já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews. Thássius venceu o Prêmio Especialistas três vezes. O jornalista também está no perfil @thassius nas redes sociais e no site thassius.com.