Gemini chega ao Waze: motorista poderá conversar com app para reportar perigo

Aplicativo de direções terá Gemini integrado para entender o que usuário diz e adicionar alerta ao mapa em tempo real

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 11/06/2025 às 08:48
Resumo
  • Waze lançou a ferramenta “Conta pro Waze” no Brasil, atualmente em fase beta.
  • Com o recurso, motoristas podem relatar riscos em tempo real por comando de voz, interpretados pela IA Gemini do Google.
  • Está disponível em português para Android e iPhone.

O Waze anunciou que a ferramenta Conta pro Waze está disponível no Brasil em fase beta. Com ela, o motorista pode usar a voz para descrever situações de risco. O Gemini entende o relato e cria um aviso para os outros usuários.

A novidade foi apresentada nesta terça-feira (10/06) durante o Google For Brasil 2025, realizado em São Paulo (SP). É a sétima edição do evento.

Como funciona o Conta pro Waze?

Para avisar outros motoristas sobre problemas na via, o usuário deve tocar no botão de alerta do app e falar o que aconteceu. O relato pode ser feito de forma natural, sem precisar memorizar frases específicas. Assim, dá para dizer coisas como “tem um caminhão parado aqui na frente” ou “o semáforo está quebrado aqui”.

A inteligência artificial se encarrega de compreender o que foi dito e de adicionar, em tempo real, um alerta no mapa. Com isso, o usuário não precisa navegar pelos menus do aplicativo enquanto dirige; basta tocar no botão de alerta e falar.

Ao tornar o processo mais fácil, a tendência é que haja mais alertas de incidentes nas vias, ajudando motoristas a driblar o trânsito e a evitar situações de perigo.

O Conta pro Waze foi lançado inicialmente em inglês, com o nome de Conversational Reporting, e a fase beta começou em outubro de 2024. Agora, os testes chegam ao português brasileiro e estão disponíveis para Android e iOS. Em breve, será a vez do francês e do espanhol, e outros idiomas devem ser contemplados em breve.

Waze faz parceria com Belém para a COP30

Além do novo recurso, o Google anunciou a chegada do Waze for Cities a Belém (PA). O programa fornece uma plataforma para compartilhar dados com administrações municipais, de forma a ajudar o planejamento viário e de tráfego. Ele já está presente em mais de 400 cidades no Brasil e 4.000 municípios em todo o mundo.

A parceria é lançada meses antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em novembro de 2025 e terá a capital paraense como sede. As ferramentas do Waze, no entanto, continuarão sendo usadas pelo município após o evento.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.