Zenbook A14: Asus lança o notebook Copilot+ mais leve do mundo no Brasil
Lançamentos fazem parte da iniciativa Copilot+ da Microsoft. Modelos trazem chips Snapdragon e botão dedicado ao Copilot.
Lançamentos fazem parte da iniciativa Copilot+ da Microsoft. Modelos trazem chips Snapdragon e botão dedicado ao Copilot.
A Asus traz ao mercado brasileiro o Asus Zenbook A14 (R$ 9.999) e o Asus Vivobook 16 (R$ 7.499). Os dois notebooks fazem parte da iniciativa Copilot+, revelada no ano passado pela Microsoft, e que prevê modelos com alto poder de processamento para dar conta de atividades com inteligência artificial. Suas vendas começam nesta quinta-feira (27).
Os novos laptops contam com processador Snapdragon, ou seja, rodam a versão do Windows 11 compatível com a arquitetura Arm. Também trazem a tecla exclusiva para abrir o aplicativo Microsoft Copilot diretamente numa barra na lateral direita da tela.
A gigante de Taiwan aposta principalmente na leveza do Zenbook A14. Com apenas 980 gramas, ele se posiciona como um aparelho superleve e muito potente. Ele é feito de uma combinação de alumínio e magnésio batizada pela Asus de Ceraluminium. O material foi usado em outros produtos no passado, mas, pela primeira vez, compõe tanto a carcaça quanto seu chassi.
A recarga rápida alcança 60% de bateria após 49 minutos na tomada, de acordo com Erick Cano, gerente de produtos da Asus.
Tanto ele quanto o Asus Vivobook 16 contam com NPU de 45 TOPs. Isso é essencial para que sejam classificados como parte do Copilot+. O Tecnoblog testemunhou o evento em Redmond, nos Estados Unidos, onde a Microsoft levantou a pecha de que essa nova denominação competiria com os reconhecidamente poderosos MacBooks com chip A, desenhado pela Apple.
A Asus citou quatro aplicativos que poderiam se beneficiar da IA: o editor de vídeos DaVinci Resolve, o editor de fotos Affinity Photo 2, o editor de vídeos CapCut (com resultado 6x mais rápido), o mensageiro WhatsApp e o álbum de fotos Storycube. Já a câmera nativa do computador faz desfoque de fundo e enquadramento automático também com apoio de inteligência artificial.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}