É oficial: HDMI 2.2 dobra largura de banda e suporta vídeos em 16K

Especificação aumenta a largura de banda para 96 Gb/s e introduz o selo Ultra96 para cabos. Fabricantes já podem aderir ao novo padrão.

Felipe Faustino
• Atualizado às 17:06
Resumo
  • O HDMI 2.2 foi oficializado com suporte para vídeos em até 16K a 60 Hz e largura de banda de 96 Gb/s.
  • O novo padrão traz o selo Ultra96, que garante cabos com largura total para desempenho máximo.
  • Fabricantes já podem adotar o HDMI 2.2, mas a chegada ao mercado deve ocorrer de forma gradual.

O novo padrão HDMI 2.2 foi oficializado ontem (25/06) e traz avanços importantes. Segundo a HDMI Forum, organização responsável pela tecnologia, resolução, taxa de atualização e largura de banda para conexões de áudio e vídeo foram melhoradas.

A nova versão dobra a capacidade do HDMI 2.1, atingindo até 96 Gb/s (gigabits por segundo), e vai suportar transmissões de vídeo em até 16K a 60 Hz.

A especificação foi antecipada durante a CES 2025, em janeiro, mas só agora teve suas diretrizes técnicas finalizadas. As fabricantes podem, a partir de agora, começar a lançar os primeiros dispositivos e acessórios compatíveis com o novo padrão.

O que muda com o HDMI 2.2?

A principal evolução no HDMI é o aumento da largura de banda, que salta de 48 Gb/s para até 96 Gb/s, ultrapassando os 80 Gb/s atingidos pelo DisplayPort 2.1. Basicamente, a evolução na largura de banda viabiliza uma nova geração de resoluções e taxas de quadros muito mais altas.

Segundo a HDMI Forum, o HDMI 2.2 suporta:

  • 16K a 60 Hz
  • 10K a 120 Hz
  • 8K a 240 Hz
  • 4K a 480 Hz

O novo padrão também traz suporte a vídeos não comprimidos em cores de 10 e 12 bits, como 8K a 60 Hz e 4K a 240 Hz, além de introduzir um novo recurso chamado Latency Indication Protocol (LIP), que ajuda a sincronizar áudio e vídeo em setups mais complexos, como os que envolvem soundbars e receivers.

Com a nova especificação, também chega o selo Ultra96 Certified Cable. Cabos com essa certificação serão os únicos oficialmente habilitados a entregar a largura total de 96 Gb/s necessária para todos os recursos do HDMI 2.2.

Assim como ocorreu com os cabos Ultra High Speed do HDMI 2.1, cada modelo e comprimento de cabo Ultra96 passará por testes específicos de certificação antes de exibir o selo.

Será possível conferir a veracidade do selo escaneando um QR Code fixado na caixa e na etiqueta do cabo. A proposta é tornar a escolha do consumidor mais simples e evitar confusão com cabos incompatíveis.

Quando o novo padrão chega ao mercado?

Os primeiros cabos Ultra96 podem chegar ao mercado ainda em 2025, segundo o The Verge. Mas, como acontece com quase toda nova geração de tecnologia HDMI, a adoção ampla pode levar mais tempo.

Lançado em 2017, a versão anterior do padrão ainda nem se consolidou completamente no mercado e, hoje, há pouquíssimo conteúdo nativo em 8K disponível, quem dirá em 16K.

Ainda assim, o HDMI 2.2 já garante que as conexões de vídeo estejam prontas para acompanhar futuros avanços das produções audiovisuais e em processamento gráfico.

Com informações de HDMI Forum e The Verge

Relacionados

Escrito por

Felipe Faustino

Felipe Faustino

Redator

Felipe Faustino é bacharel em jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Escreve sobre tecnologia, eletrônicos e ciências, editoria na qual também atuou pelo Jornal da USP. Além de jornalista, fã de tecnologia e fissurado por questões de meio ambiente, é, sobretudo, apaixonado pela DC Comics e pelo SPFC.