EA abre o código-fonte de quatro jogos da franquia Command & Conquer

Entre os jogos que agora estão sob código-fonte aberto está Command & Conquer: Renegade. Iniciativa da EA deve facilitar criação de mods.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 16:35
Resumo
  • A Electronic Arts (EA) disponibilizou o código-fonte de quatro jogos da série Command & Conquer sob licença GPL.
  • A iniciativa facilita o desenvolvimento de mods e ports, ajudando a manter a franquia ativa.
  • O modder Luke “CCHyper” Feenan foi contratado pela EA para auxiliar na recuperação do código e facilitar modificações.

Se você pretende ser um desenvolvedor focado em mods de jogos, eis a chance de começar esse trabalho com uma franquia bastante popular nos anos 1990 e 2000. A Electronic Arts (EA) decidiu abrir o código-fonte de quatros jogos da clássica série Command & Conquer (C&C).

Todos os títulos incluídos nessa iniciativa foram liberados sob uma licença GPL. Ela permite acesso, criação de trabalhos derivados e redistribuição dos jogos, desde que esse compartilhamento seja feito mediante a mesma licença.

Esses são os títulos beneficiados:

  • Command & Conquer: Tiberian Dawn, de 1995
  • Command & Conquer: Red Alert, de 1996
  • Command & Conquer: Renegade, de 2002
  • Command & Conquer: Generals + Zero Hour, de 2003

Por que a EA liberou o código-fonte de alguns jogos C&C?

Essa é uma iniciativa que teve início em 2024, quando a EA lançou o pacote de jogos C&C Ultimate Collection no Steam, uma decisão que agradou enormemente aos fãs da franquia que tentam mantê-la em evidência.

De modo complementar, a Electronic Arts contratou o modder Luke “CCHyper” Feenan (um grande fã de Command & Conquer) para ajudar a empresa a descobrir o que mais poderia ser feito pela franquia.

A missão de CCHyper incluiu recuperar os códigos de títulos clássicos da série para corrigir erros e facilitar modificações. Foi esse trabalho que convenceu a EA a liberar o código-fonte dos quatro mencionados jogos.

Com a iniciativa, espera-se que esses games tenham uma sobrevida maior, seja por meio de ajustes, seja por meio da distribuição de variações (os mods em si), seja por meio de ports para plataformas diversas.

Não é uma decisão inédita para a EA. Há cerca de cinco anos, a companhia liberou o código-fonte de arquivos DLL do pacote C&C Remastered Collection, que já incluía os títulos Tiberian Dawn e Red Alert. Essa iniciativa permitiu à comunidade criar mods muito interessantes para ambos.

Agora, não só esses títulos estão sendo totalmente liberados sob uma licença GPL, como a iniciativa também inclui os games Renegade e Generals + Zero Hour.

Para completar, a EA anunciou também o suporte a mais títulos de C&C ao Steam Workshop (ou Oficina Steam), plataforma dedicada justamente à criação de mods, prática que deve ser potencializada na franquia com os quatro jogos em questão passando a ser open source.

Os códigos estão disponíveis no GitHub da Electronic Arts.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.