Elementary OS 8 é a nova versão da distribuição Linux com cara de macOS

Baseado no Ubuntu 24.04 LTS, distribuição Linux Elementary OS 8 traz ajustes visuais, melhora funcionalidades e tem mais recursos de segurança

Emerson Alecrim
• Atualizado há 2 semanas
Resumo
  • O novo Elementary OS 8 é baseado no Ubuntu 24.04 LTS e utiliza o kernel Linux 6.8.
  • O sistema traz um dock redesenhado, menu de configurações reorganizado e a Sessão Segura para maior segurança e privacidade.
  • O download do Elementary OS 8 pode ser feito no site oficial, onde o usuário pode escolher o valor a ser pago.

Há distribuições Linux para todos os gostos, inclusive para quem busca algo com a cara do macOS, o sistema da Apple. É com essa proposta que o Elementary OS 8 acaba de ser lançado oficialmente. A novidade tem como base o Ubuntu 24.04 LTS, usa o kernel Linux 6.8 e traz vários aprimoramentos, a exemplo da inclusão do Wayland para gráficos.

Que fique claro desde já que o Elementary OS 8 preserva a estética inspirada no macOS. Mas há uma série de ajustes visuais que prometem melhorar a experiência do usuário com o sistema operacional. Elas foram aplicadas sobre o Pantheon, o ambiente de desktop próprio da distribuição.

Começa pelo novo Dock da área de trabalho que, além de pequenos retoques estéticos, recebeu recursos funcionais. Como exemplo, o Dock agora permite ao usuário escolher rapidamente a janela desejada quando um aplicativo tiver várias delas abertas.

Já o menu de configurações rápidas, acessível a partir de um ícone no canto superior direito da tela, ficou mais bem organizado, permitindo que o usuário ative o modo escuro ou bloqueie o computador, por exemplo, com mais agilidade.

Falando em configurações, a área que permite ajustes do sistema teve suas subdivisões reorganizadas, também recebeu incrementos visuais e ganhou mais opções ou informações em algumas delas. Um exemplo vem da área Energia, que agora mostra os níveis de bateria tanto do notebook quanto de acessórios conectados (quando esses detalhes estiverem disponíveis).

As mudanças mais relevantes envolvem os aspectos da segurança e privacidade. A distribuição agora conta com a Sessão Segura que, se selecionada na tela de login, aciona o Wayland, mecanismo gráfico mais eficiente e seguro. Como tal, a Sessão Segura exige que os aplicativos solicitem permissão para acessar várias funções, como fazer captura de tela ou mudar o papel de parede.

O que mais o Elementary OS 8 oferece?

Entre os demais atributos da nova versão da distribuição estão:

  • PipeWire como servidor de áudio padrão do sistema;
  • Novos recursos de acessibilidade, a exemplo dos aprimoramentos para navegação por teclado;
  • Loja de aplicativos AppCenter baseada na tecnologia de distribuição de apps Flatpak (o recurso já existia, mas foi expandido para suportar mais aplicativos);
  • Telas de bloqueio e login com fundo desfocado para destacar os campos de autenticação;
  • Alguns aplicativos nativos ganharam novo visual, a exemplo do player de vídeos, que agora pode inclusive seguir o tema escuro ou claro que estiver ativo no sistema;
  • Mecanismo de atualização do sistema operacional mais rápido;
  • Como já informado, a distribuição é baseada no Ubuntu 24.04 LTS e tem kernel Linux 6.8.

Como baixar o Elementary OS 8

Para baixar o Elementary OS 8, basta acessar o site oficial. Já na página inicial, a distribuição pede que você escolha um valor em dólares para pagar pelo download. Se você não quiser pagar nada (e está tudo bem), digite ‘0’ no campo Personalizar. Em seguida, clique em “Adquira o Elementary OS” e siga as instruções para baixar o pacote de instalação.

Um detalhe importante é que quem já usa o Elementary OS 7.x não receberá uma atualização automática para a nova versão. É preciso instalar o Elementary OS 8 manualmente, neste caso.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.