Epic processa a Samsung e o Google por práticas anticompetitivas na One UI
Empresa acusa as companhias de prejudicar o download de lojas de terceiros com recurso da UI 6.1.1. Auto block impede instalação de apps de fontes não confiáveis
Empresa acusa as companhias de prejudicar o download de lojas de terceiros com recurso da UI 6.1.1. Auto block impede instalação de apps de fontes não confiáveis
A Epic Games está processando a Samsung e o Google por supostas práticas anticompetitivas no Android. Segundo a Epic, o recurso Bloqueador Automático na One UI 6.1.1 prejudica o uso de lojas de terceiros em seu sistema operacional. A ferramenta é ativada por padrão na interface da Samsung, impedindo que apps baixados de fontes não confiáveis sejam instalados.
É a segunda vez que a criadora do Fortnite processa o Google em um caso envolvendo lojas de app no Android. Inclusive, a Epic venceu a disputa judicial na qual acusou o Google de manter um monopólio nesse mercado. Porém, agora a desenvolvedora afirma que o Google está em conluio com a Samsung para prejudicar as lojas de terceiros.
Segundo a Epic, o Bloqueador Automático (Auto Blocker em inglês) atua para impedir que as concorrentes da Play Store e Galaxy Store sejam autorizadas a instalar aplicativos. Com o recurso ativado, apenas apps oriundos das lojas da Samsung e do Google tem a instalação autorizada. A ferramenta é ativada por padrão apenas no Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6, celulares que saem de fábrica com a One UI 6.1.1.
A Epic também afirma que a mudança do Auto Blocker ativo por padrão ocorreu um mês antes do lançamento da sua loja para Android. O plano da empresa de games de lançar sua loja de apps foi anunciado com antecedência, meses antes do lançamento oficial da Epic Games Store para sistema operacional do Google.
Para a empresa, a mudança no funcionamento do Auto Blocker foi premeditada pela Samsung e Google para prejudicar a loja de apps da Epic. A criadora do Fortnite afirma que são necessárias 21 etapas para instalar aplicativos fora da Play Store e Galaxy Store.
Porém, como mostrou o site Android Authority, a Epic usou capturas de tela de downloads de APKs a partir do Chrome e a repetição de algumas etapas. Para desativar o Auto Blocker basta seguir o caminho → Configurações → Segurança e Privacidade → e clicar no botão de desligar o recurso.
Para um usuário leigo, desativar o Bloqueador Automático é penoso. Contudo, o público da Epic Store provavelmente tem mais facilidade com tecnologia e consegue desativar a ferramenta até por conta própria.
O Google declarou em nota que o processo não possui mérito. “Os fabricantes de dispositivos Android são livres para tomar suas próprias medidas para manter seus usuários seguros.”
Com informações: The Verge e Android Authority
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}