Europa anuncia projeto Open Web Index para depender menos do Google

Open Web Index é uma iniciativa da União Europeia para favorecer a criação de mecanismos de buscas que não dependem do Google ou do Bing.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 15:37
Resumo
  • A União Europeia vai lançar em 6 de junho de 2025 os testes do Open Web Index, projeto para incentivar o surgimento de novos mecanismos de busca.
  • Inicialmente, serão disponibilizados 1 petabyte de dados com 6,29 bilhões de links em 185 idiomas para desenvolvedores e pesquisadores.
  • A iniciativa é conduzida pela OpenWebSearch.eu, criada em 2022 para fomentar buscas abertas e livres do controle de grandes empresas, como o Google e a Microsoft.

A União Europeia quer que os países do bloco sejam menos dependentes do Google e até do Bing. É por isso que o Open Web Index (OWI) foi criado. Trata-se de um projeto que visa incentivar o surgimento de novos mecanismos de busca a partir de uma gigantesca base de dados.

O objetivo não é criar um serviço que rivalize diretamente com o Google ou com o Bing. O Open Web Index tem o propósito de funcionar como uma biblioteca digital que servirá de estrutura para buscadores independentes ou menores que, como tal, não têm recursos para montar bases de dados abrangentes na web.

A ideia tem potencial porque buscadores menores ou independentes já existem, mas, normalmente, dependem de APIs de outros serviços. É o caso do DuckDuckGo, cujos resultados são oriundos da combinação de várias fontes de dados, incluindo o Bing (mas o serviço ressalta que o Google não está entre essas fontes).

O Open Web Index viria para ser mais uma fonte de dados para plataformas como o DuckDuckGo, portanto. O objetivo indireto é permitir que os usuários europeus tenham alternativas a serviços de busca otimizados para exibir publicidade online, bem como respostas baseadas em IA generativa que, frequentemente, não são precisas.

Quando o Open Web Index começa a funcionar?

Os primeiros testes públicos com o OWI estão previstos para ocorrer no dia 6 de junho de 2025. Nessa etapa, os participantes terão acesso a quase 1 petabyte de dados. Mas o projeto está sendo preparado para anexar 5 petabytes, e o dobro disso em uma etapa futura.

O 1 petabyte disponível inicialmente envolve 6,29 bilhões de links em 185 idiomas diferentes. Esses dados poderão ser usados não só em mecanismos de busca independentes, como também no treinamento de modelos de linguagem de larga escala.

Os testes poderão ser feitos por entidades privadas ou grupos científicos de qualquer porte, bem como por qualquer indivíduo interessado.

O OWI é uma iniciativa da OpenWebSearch.eu, entidade criada em 2022 que incentiva justamente a criação de serviços de busca abertos, e que estejam livres do domínio de organizações como Google, Microsoft, Baidu e Yandex.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.