Exclusivo: A arma secreta do Google para melhorar o Maps brasileiro
Tecnologia foi originalmente apresentada em 2022 e somente agora passou pelo processo de homologação da Anatel. Aparelho pesa 7 kg e tem design modular.
Tecnologia foi originalmente apresentada em 2022 e somente agora passou pelo processo de homologação da Anatel. Aparelho pesa 7 kg e tem design modular.
As imagens das ruas brasileiras no Google Maps devem ganhar mais capilaridade com a chegada de uma nova tecnologia que já estava disponível no exterior, mas que somente agora desembarca por aqui. O Tecnoblog apurou que a nova geração da câmera do Street View passou pela homologação da Anatel, etapa essencial para que o Google comece a usá-la para mapear os nossos logradouros.
Hoje em dia, a gigante da internet recorre principalmente a carros projetados especificamente para o Street View. Eles são enormes e circulam pelas ruas chamando atenção dos transeuntes por causa dos sensores no seu entorno.
A nova geração, apelidada de Dustbuster, traz uma série de facilidades. Ela foi originalmente apresentada pelo Google em 2022 com as seguintes características:
O controle da câmera ultraportátil se dá por um aplicativo de celular, ou seja, não é preciso também levar um sofisticado computador no veículo, para realizar o processamento de dados.
A expectativa é de que o aparato chegue a mais lugares e que o Maps do Brasil fique mais completo com o passar do tempo. Lá em 2022, a empresa escreveu o seguinte: “essa nova câmera reúne toda a potência, resolução e capacidade de processamento de um carro do Street View e as compacta em um sistema ultratransportável”.
O certificado de conformidade nos traz várias curiosidades sobre o aparelho, oficialmente chamado de modelo DBV1. Ele foi projetado para capturar imagens e transmitir dados em tempo real, e sua aplicação seria em veículos para mapeamento e monitoramento de locais – ou seja, para o Street View.
O dispositivo opera na faixa de 2,4 GHz, a mesma usada por redes Wi-Fi domésticas. Ele utiliza diferentes protocolos de comunicação (como 802.11b, 802.11g, 802.11n e 802.11ax) para transmitir as informações e pode alcançar velocidades de até 286,8 Mb/s quando está em Wi-Fi 6.
Apesar de muito leve e compacto (a ponto de o Google compará-lo a um gato doméstico), o Dustbuster ainda depende de uma alimentação externa de energia (12 V e 7,4 A).
Street View é a ferramenta do Google para visualização de imagens em 360 graus de ruas e demais logradouros. Está acessível a partir da interface do Google Maps, tanto no computador quanto nos apps para smartphones. O Google também divulga por onde os veículos de mapeamento devem passar nos próximos meses (inclusive no Brasil).
Nós entramos em contato com o Google para saber mais informações. Este texto será atualizado caso a empresa nos responda.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}