Exclusivo: Amazon tem novo dispositivo homologado pela Anatel

Big tech americana recebeu a homologação que autoriza a comercialização de um novo produto no Brasil. Gadget pode ser um Echo Show ou um Fire Stick

Felipe Freitas Everton Favretto
• Atualizado há 2 semanas

A Amazon pode lançar em breve um novo dispositivo no Brasil. Anatel homologou um produto misterioso da big tech nos últimos dias, o que autoriza a sua venda no mercado brasileiro. Pelo que o Tecnoblog apurou, o modelo certificado pela Agência é um Echo Show, mas há contradições sobre o dispositivo na certificação da FCC.

No site da CSA, aliança de empresas que desenvolve protocolos para casa inteligente, o código do dispositivo e a sua página indica que é um Echo Show usando o Fire OS 7. Porém, na FCC, o produto foi certificado como um dispositivo receptor de mídia digital, o que pode significar que é um novo Fire Stick — ou erro na certificação nos Estados Unidos.

Dispositivo misterioso da Amazon certificado na Anatel

Esse produto da Amazon homologado pela Anatel tem suporte para o protocolo LoRA, que pode indicar que o dispositivo usa a tecnologia Amazon Sidewalk. O Sidewalk é uma rede usada em produtos de casa inteligente da big tech, permitindo que dispositivos da empresa se comuniquem mesmo sem internet.

O uso dessa rede é um sinal mais forte de que o produto homologado pela Anatel é um novo Echo Show. Afinal, faz mais sentido que a Amazon use a tecnologia em um gadget de smart home do que em um Fire Stick. O propósito do Sidewalk é que os usuários consigam controlar dispositivos fora de casa e sem a internet doméstica.

Por falar em internet, o dispositivo homologado pela Anatel tem suporte para conexão Wi-Fi 6E. A fabricação do suposto Echo Show será em unidades fabris localizadas na China e no Vietnã.

Novo Echo Show pode ser preparativo para Alexa com IA

Outro ponto para reforçar a ideia do produto ser um Echo Show são os preparativos da Amazon com uma Alexa equipada com IA generativa. Desde o ano passado é especulado que a empresa atualizará a sua assistente virtual com um LLM (provavelmente o Claude) capaz de turbinar suas capacidades.

A lógica seria a empresa lançar um novo dispositivo Echo no embalo da nova Alexa. A Apple e a Samsung, por exemplo, restringem seus serviços de IA para celulares para modelos novos. No mais, a Amazon pode usar a “Alexa AI” para dizer que o novo Echo Show terá o maior desempenho e recursos exclusivos da IA.

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Everton Favretto

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.