Exclusivo: Vivo acaba com ligações e SMS ilimitados nos planos controle
Mudança foi classificada como "alteração comercial" pela operadora. Clientes devem ser notificados conforme renovação contratual.
Mudança foi classificada como "alteração comercial" pela operadora. Clientes devem ser notificados conforme renovação contratual.
A Vivo decidiu modificar os planos do Vivo Controle para cobrar pelas chamadas telefônicas e pelas mensagens SMS feitas pelos consumidores. Até então, a companhia oferecia serviços sem limites, mas esses atributos foram modificados nas versões mais recentes dos regulamentos com os clientes finais.
A Vivo confirmou ao Tecnoblog que fez a “alteração comercial”, sem entrar em detalhes sobre os motivos da decisão. Nós não sabemos a data exata, mas acreditamos que a mudança ocorreu nos primeiros meses de 2025.
As regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) preveem que os clientes impactados sejam comunicados da mudança. Nossa suspeita é de que o novo contrato será apresentado aos poucos, conforme os consumidores passarem pela renovação anual de condições.
Alguém poderia argumentar sobre a necessidade de ligações telefônicas e SMS, já que o WhatsApp, Telegram e outros aplicativos de comunicação realizam essas tarefas. É bem verdade que esses apps se tornaram muito populares, mas não é todo lugar que oferece acesso constante e estável à internet.
Além disso, existem profissionais liberais e mesmo empresas que utilizam certas características da telefonia tradicional para entrar em contato com clientes. Talvez a vida desses consumidores fique mais difícil com as alterações realizadas pela Vivo.
Aliás, a operadora de origem espanhola tem se distanciado de benefícios “ilimitados”. A empresa retirou a menção ao WhatsApp ilimitado nos regulamentos mais atuais, conforme noticiado pelo Tecnoblog em primeira mão. A Vivo diz que não passou a limitar o WhatsApp, mas a mudança nos dizeres legais abre brecha para que ela faça isso quando bem entender.
Já as rivais Claro e TIM continuam oferecendo e realizando marketing em cima dos benefícios ilimitados.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}