Fabricante apresenta mini-PC dobrável em formato de teclado e com Ryzen 7

Ling Long, uma fabricante chinesa de eletrônicos, mostrou um mini-PC dobrável com teclado e touchpad embutido. Mini-PC tem Ryzen 7 8840 e até 32 GB de RAM

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 1 semana
Esse teclado dobrável é, na verdade, um miniPC com Ryzen 7 8000 (Imagem: Reprodução/Linglong)
Esse teclado dobrável é, na verdade, um miniPC com Ryzen 7 8000 (Imagem: Reprodução/Ling Long)

A Ling Long, uma fabricante chinesa de eletrônicos, apresentou nesta semana um mini-PC dobrável com teclado e touchpad no chassi. O formato do curioso computador resolve um “problema” desses dispositivos: a necessidade de periféricos — mas claro, você ainda precisa de um monitor. Este mini-PC teclado é equipado com um Ryzen 7 8840U, processador da última geração da AMD.

O Ryzen 7 8840U foi lançado no fim de 2023 e, como indica a letra U de seu nome, é o modelo focado em menor consumo de bateria. Aliás, a Ling Long afirma que o mini-PC, que pesa 800 g, pode ficar até 10 horas fora da tomada — contando com um monitor que não use energia da bateria. Pelo que foi mostrado na apresentação, o “PC-Teclado” sairá de fábrica com Windows 11.

Mini-PC dispensa mouse e teclado

Com teclado e touchpad já integrados, mini-PC da Ling Long dispensa que usuário carregue os periféricos com o dispositivo (Imagem: Reprodução/Ling Long)
Com teclado e touchpad já integrados, mini-PC da Ling Long dispensa que usuário carregue os periféricos com o dispositivo (Imagem: Reprodução/Ling Long)

A grande vantagem desse produto é ter teclado e touchpad em seu chassi. Mini-PCs como o Intel NUC contam com versões mais potentes, mas você ainda precisa carregar um teclado e mouse (e monitor) para usá-lo. Para quem quer um computador portátil e acha um notebook ainda um exagero, um produto no formato apresentado aparece como melhor opção. O mini-PC cabe em bolsos grandes e bolsas.

O problema é que só existem 200 unidades do mini PC da Ling Long. Todos esses 200 modelos serão usados na fase de testes do produto, provavelmente entregando-os para clientes selecionados e jornalistas de tecnologia na China. A empresa também não divulgou a previsão de quando o produto será lançado oficialmente — e nem se será vendido em outros países, mas isso é resolvido com os market places chineses.

Arrefecimento do mini PC é feito com ventoinhas (Imagem: Reprodução/Ling Long)
Arrefecimento do mini PC é feito com ventoinhas (Imagem: Reprodução/Ling Long)

O mini-PC tem entradas USB 3.0, USB 4 Tipo C e USB 3.2 Tipo C. É através desses conectores que o monitor externo é instalado. Em um trecho da apresentação é mostrado o mini-PC com mais de uma tela.

O preço anunciado foi de 4.699 yuans (R$ 3.532) para a versão de 32 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento. Já o outro modelo, com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, sairá por 3.599 yuans (R$ 2.705). Nos dois casos, o mini-PC utiliza um SSD M.2 NVMe.

Com informações: Android Headlines e Tom’s Hardware

Relacionados