Black Friday no Facebook tem 300 páginas falsas com promoções
Rede social já soma mais de 253 páginas falsas que oferecem promoções (igualmente falsas) usando nomes de varejistas famosas
Rede social já soma mais de 253 páginas falsas que oferecem promoções (igualmente falsas) usando nomes de varejistas famosas
Entra ano e sai ano e a Black Friday continua foco de muita confusão. No Facebook, os golpes seguem os mesmos, ainda que os usuários estejam mais espertos. De acordo com o dfndr lab, laboratório de pesquisas de segurança da PSafe, a rede social já soma mais de 300 páginas falsas que oferecem promoções (igualmente falsas) utilizando marcas registradas de lojas varejistas. Os dados foram atualizados até as 18h de hoje.
Desse total, 96 foram criadas especificamente para a Black Friday, já que o evento aparece no nome de cada uma. As outras são páginas genéricas (e, lembrando, falsas) que já utilizavam marcas de lojas famosas e começaram a compartilhar descontos inexistentes. Juntas, elas somam mais de 20 mil curtidas; seu objetivo é roubar dados pessoais e de cartão de crédito do usuário que acreditar nas ofertas.
Chama a atenção que 83 dessas páginas usam o recurso de botões de ação do Facebook, como o “Comprar agora”, para estimular a compra por impulso. O botão leva o usuário a um site falso da mesma marca usada no Facebook.
É aí que a coisa complica: no site falso, o usuário encontra os produtos mostrados nos posts do Facebook com grandes descontos. Trata-se de páginas espelho que copiam exatamente todo o layout do e-commerce, fielmente, incluindo o carrinho de compras.
Entre os screenshots mostrados pelo dfndr lab estão páginas que copiam:
Caso a vítima siga todo o fluxo compra como se estivesse realmente adquirindo o produto em um site legítimo, vai acabar incluindo dados de cartão de crédito. Ao final, recebe-se até a mensagem de que a compra foi concluída, com número do pedido.
Essas lojas citadas na lista acima, porém, são varejistas confiáveis e que têm suas próprias páginas no Facebook, oferecendo ofertas reais com preços realmente bons. Distanciar-se da rede social pode significar perder promoções realmente boas, e o que o usuário precisa é saber diferenciar quem é quem na plataforma (que segue com páginas falsas…). Na pressa, alguém mais distraído pode acabar caindo nessa.
Em caso de dúvida sobre os anúncios, perfis ou páginas, o Facebook reuniu dicas simples e que podem ser úteis na identificação de empresas e promoções legítimas.
Até a publicação deste post, as páginas “Magazine Lançamentos”, “Walmart BlackFriday”, “Mercado Livre BlackFriday Cupom R$ 150”, “Neste Mês Tem Oferta”, “Sempre no Black Friday 85 OFF”, “Esquenta Black Friday” e “Esquenta Black Friday Wal” seguiam no ar, compartilhando promoções falsas em sites também falsos, criados para roubar dados.
Os posts ficaram um pouco mais sofisticados. Atualmente, a página compartilha o link original do produto na loja alvo (legítima) e um link encurtado junto (não incorporado), que vai para uma página falsa (atualmente bloqueadas pelo Google Chrome).