Gabinete retrô faz sucesso como piada de 1º de abril e se torna realidade

Apresentado como brincadeira em 2023, FLP01 resgata design dos anos 80, mas está preparado para placas de vídeo e processadores modernos

Giovanni Santa Rosa

A fabricante taiwanesa SilverStone — que faz gabinetes, ventoinhas e fontes — lançou o FLP01, um gabinete com jeitão de computador dos anos 80, mas que pode receber processador e placa de vídeo modernos. Apresentado em um evento no Japão, ele chega às lojas locais no primeiro trimestre de 2025, com preço sugerido de 19.800 yenes (R$ 735, em conversão direta).

Uma curiosidade é que ele foi apresentado inicialmente no dia 1º de abril, como uma das tradicionais brincadeiras da data. Em 2023, a SilverStone publicou o modelo em sua conta no X (antigo Twitter), conseguindo mais de 1 mil compartilhamentos e 785,5 mil visualizações. Será que havia planos para fabricá-lo ou foi a repercussão positiva que fez a empresa pensar com carinho na possibilidade?

Não é a primeira vez que uma piada de 1º de abril se mistura com a realidade. O Gmail, por exemplo, foi anunciado em 1º de abril de 2004, e muitas pessoas acharam que o armazenamento de 1 GB, uma enormidade na época, era brincadeira.

Como é o gabinete retrô da SilverStone?

O FLP01 tem a famosa cor bege que era usada nos eletrônicos de décadas passadas — o Tom’s Hardware observa que ele lembra o NEC PC-98, que foi bastante popular no Japão. O gabinete fica na horizontal, podendo servir também como suporte de monitor. Ele tem 44 x 36,1 cm na base e 17 cm de altura.

A SilverStone colocou duas entradas falsas para disquetes de 5,25” — como nota o Ars Technica, a empresa nem fez muita questão de disfarçar, já que não há abertura e a peça toda foi pintada de uma única cor. Essa parte serve como uma tampa para um drive de DVD, entradas USB-A, USB-C e saída de fone de ouvido.

Apesar do visual retrô, o FLP01 promete espaço para componentes modernos — e potentes. O computador usado na apresentação da SilverStone tinha placa-mãe ATX, placa de vídeo GeForce RTX 4060 Ti, processador Intel Core Ultra 7 265K e três ventoinhas.

Com informações: Ars Technica, Tom’s Hardware

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.