Gemini ganha tráfego, mas ChatGPT é líder absoluto de acessos

Pesquisas mostram que Google vem ganhando mais usuários mensais na sua IA generativa, mas ChatGPT está bilhões de acessos à frente.

Felipe Freitas
• Atualizado 04/04/2025 às 10:22
Resumo
  • Duas pesquisas recentes mostram que o ChatGPT lidera em acessos, muito à frente do Google Gemini.
  • Em fevereiro, o ChatGPT teve 5,2 bilhões de acessos, enquanto o Gemini registrou 139,4 milhões.
  • O DeepSeek, da China, teve 792,6 milhões de acessos, ficando em segundo lugar e já superando o Gemini.

Duas novas pesquisas sobre tráfego na internet mostram que o Gemini, IA generativa do Google, está ganhando mais usuários mensais nos últimos meses. Segundo um dos estudos, feito pela AITools, a IA do Google teve aproximadamente 139,4 milhões de acessos em fevereiro deste ano. Já o ChatGPT bateu a marca de 5,2 bilhões de visitas no mesmo mês.

Na frente do Gemini, que é o terceiro colocado na lista de IAs generativas mais acessadas, está o DeepSeek, inteligência artificial chinesa que chegou balançando o mercado. A empresa da China teve um tráfego aproximado de 792,6 milhões.

Quanto foi o crescimento de tráfego do Gemini?

Segundo a AITools, o tráfego no Gemini aumentou 121,38% de um ano para cá. Já a pesquisa da Similarweb mostra que o crescimento em março de 2025 foi de 7,4% quando comparado ao mês anterior. Isso representa um aumento de 10,9 milhões de acessos no período.

As pesquisas das duas empresas levam em conta apenas os dados do tráfego na web. Ou seja, não há informações de acesso na versão do Gemini para Android e iOS. De qualquer modo, somando o tráfego web e mobile, a IA do Google deve continuar longe dos acessos que o ChatGPT atinge — mas talvez se aproxime do DeepSeek.

Google dormiu muito com sua IA generativa

Diz o poeta Zeca Pagodinho que camarão que dorme, a onda leva — essa frase até batizou um Tecnocast sobre o Google ter demorado para botar em prática seus investimentos em IA. A diferença no volume de tráfego do ChatGPT e do Gemini mostra que não foi uma onda, mas um tsunami que derrubou o Google.

A diferença de recursos entre as duas IAs contribui para a diferença de tráfego. Um exemplo recente é a trend do Estúdio Ghibli, que usa a ferramenta de edição de imagens do ChatGPT para transformar fotos em imagens no estilo do estúdio japonês. O Gemini não tem a opção de editar imagens — ainda que possa gerá-las.

Com isso, a IA do Google perde um mercado mega popular de uso: trends em redes sociais. Sejam imagens ao estilo Pixar, anime, pintura ou o que for, o efeito manada faz todo mundo acessar o serviço para fazer a sua própria versão da brincadeira.

Com cada vez mais recursos na versão gratuita, o tsunami de bilhões do ChatGPT vai derrubando o Google.

Com informações de Android Authority

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.