GitHub agora dá acesso fácil aos principais modelos de IA do mercado
Com GitHub Models, plataforma promete democratizar acesso a diversos modelos de IA para desenvolvedores de todos os níveis
Com GitHub Models, plataforma promete democratizar acesso a diversos modelos de IA para desenvolvedores de todos os níveis
O GitHub Models acaba de ser anunciado com a promessa de democratizar o acesso de desenvolvedores a modelos de inteligência artificial (IA). Com o recurso, todos os usuários do GitHub poderão usar a plataforma para testar ou implementar modelos de diferentes fornecedores em seus projetos.
Mistral Large 2, Microsoft Phi 3, GPT-4o e o recém-lançado GPT-4o Mini estão entre os vários modelos de linguagem disponíveis no GitHub. A ideia é permitir que usuários de todos os níveis, de estudantes a desenvolvedores experientes, possam ter mais facilidade para implementar recursos de IA generativa em suas aplicações.
O próprio GitHub enfatiza que, com a novidade, o usuário poderá testar os modelos com diferentes parâmetros e prompts (instruções baseadas em texto). Dessa forma, fica mais fácil definir qual modelo é mais apropriado para o projeto em desenvolvimento.
A variedade de modelos disponíveis também permite a escolha de opções que atendem a necessidades específicas. Sistemas que processam texto ou vídeo em tempo real podem se beneficiar do GPT-4o ou do GPT-4o Mini, por exemplo. Já uma aplicação que precisa de baixa latência pode se beneficiar do Mistral.
Thomas Dohmke, CEO do GitHub, comenta a variedade de opções:
Cada software é único, e sendo assim, todo modelo também tem suas próprias capacidades, performance e custos. Com uma variedade de opções, os desenvolvedores podem se manter focados, experimentar mais e aprender mais rápido do que nunca.
Thomas Dohmke, CEO do GitHub
O GitHub Models estreia como um recurso gratuito para todos os usuários. No entanto, os desenvolvedores interessados devem se cadastrar no site oficial para fazer parte da fase beta. O programa tem disponibilidade global, mas alguns modelos podem ter restrições regionais.
Não há previsão para a liberação oficial do GitHub Models, mas Dohmke dá a entender que a novidade está vindo para ficar:
Neste novo playground interativo de modelos, estudantes, amadores, startups e outros podem explorar os modelos privados e abertos mais populares da Meta, Mistral, Azure OpenAI Service, Microsoft e outros com apenas alguns cliques e toques no teclado.
Thomas Dohmke, CEO do GitHub