Globo desliga sinal e deixa parabólica analógica mais perto do fim
Globo, Band, Record e RedeTV! já encerraram transmissões analógicas. Inscritos no CadÚnico podem receber nova antena gratuitamente.
Globo, Band, Record e RedeTV! já encerraram transmissões analógicas. Inscritos no CadÚnico podem receber nova antena gratuitamente.
A Globo desligou seu sinal analógico da Banda C, usada por antenas parabólicas antigas, neste domingo (18). Ela segue os passos de Band, Record e RedeTV!, que encerram suas transmissões neste formato ao longo de 2024. Estes canais agora são propagados apenas com sinal digital. Para sintonizar, é necessário tocar o equipamento.
As parabólicas convencionais são aquelas maiores, feitas de tela “furadinha”, com hastes ao redor do círculo. Já as novas são menores, sem hastes e com uma chapa rígida. Elas até se parecem com modelos usados na TV por assinatura, mas captam sinais da TV aberta por satélite (TVRO).
O sinal digital continua sendo transmitido na Banda C, o que significa que quem tem uma parabólica antiga e um receptor digital continua com a TV funcionando. No entanto, esta faixa precisará ser liberada para o 5G (mais detalhes abaixo), o que significa que a antena terá que ser trocada em breve. Além disso, nas cidades onde as novas redes móveis já foram ativadas, clientes dizem que a qualidade do sinal da parabólica antiga piorou.
Vale dizer que quem usa antenas UHF não precisa se preocupar, já que elas captam o sinal digital normalmente.
Originalmente, o desligamento analógico do sinal do SBT também estava previsto para domingo (18). Relatos em fóruns sobre parabólicas apontam que isso não aconteceu, com nova previsão para dia 28.
Pessoas inscritas no CadÚnico (plataforma de programas sociais do governo federal) que já possuem uma parabólica antiga estão aptas a receber um kit gratuito com as novas antenas e têm direito à instalação também gratuita do novo equipamento.
Para isso, é necessário acessar o site do programa Siga Antenado e consultar se o agendamento já foi liberado na cidade.
A Anatel determinou o desligamento da Banda C porque esta faixa “bate” com a frequência de 3,5 GHz, que está sendo usada pelas operadoras de telefonia para o 5G. A agência reguladora considerou que o funcionamento das TVs e operadoras poderia causar interferência. Por isso, as empresas de telefonia estão arcando com os custos das trocas das parabólicas.
Leia | O que muda com a TV 3.0?