Gmail e Google Drive ficaram instáveis nesta quarta-feira (7)
Maps, Analytics e mais serviços do Google apresentavam lentidão e não funcionavam corretamente. Relatos de problemas começaram por volta de 18h15.
Maps, Analytics e mais serviços do Google apresentavam lentidão e não funcionavam corretamente. Relatos de problemas começaram por volta de 18h15.
O Gmail, o Drive, o Maps e mais serviços do Google apresentaram problemas no início da noite desta quarta-feira (dia 07/08). Algumas plataformas ficaram completamente fora do ar, travadas em uma tela de carregamento. Outras ainda funcionam, mas apresentam lentidão e não funcionam direito.
A plataforma DownDetector, que reúne relatos de problemas técnicos em serviços da web, mostrava picos de reclamações no Google e no Gmail. Nos dois casos, as dificuldades começaram a ser reportadas por volta das 18h15. Por volta das 21h, as reclamações caíram rapidamente.
Os relatos apareceram apenas na versão brasileira do DownDetector. Versões de outros países apresentam volume normal de queixas.
Na rede social X (antigo Twitter), usuários expressaram sua insatisfação com Google Drive, Google Ads e Analytics.
Servidor do Google caiu de quantos metros? Tem coisa carregando pela metade aqui e em outros computadores que testamos no trabalho.
— Gabriel Ziks (@gziks) August 7, 2024
o google ads tá fora do ar?
— ale (@aleavespa) August 7, 2024
Serviços Google fora do ar?
— Aleffer Rocha (@alefferrocha) August 7, 2024
Aqui no Tecnoblog, percebemos lentidão na busca do Gmail, além de erros ao visualizar anexos e pesquisar mensagens. Também notamos dificuldades no acesso ao Google Maps. O Analytics ficou offline e não saía da tela de carregamento.
Também no X, alguns usuários conseguiram acessar o Google e seus produtos após alterar o DNS, sistema responsável por “traduzir” endereços de sites em IPs.
Se os serviços do Google caíram aí para você, basta alterar o DNS da sua conexão para 8.8.8.8 e 8.8.4.4. pic.twitter.com/GHYvjlQkbq
— Andrés Pereira (@andrespereirabr) August 7, 2024
O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa do Google no Brasil e atualizará este post quando receber uma resposta.
Atualizado às 0h27 de 08/08, após a volta dos serviços.