Gmail finalmente sincroniza assinatura de email da web com celular

Mensagens escritas no celular passam a contar com assinaturas completas, incluindo imagens e links. Mudança chega para todos até o fim do mês.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 08/04/2025 às 10:24
Resumo
  • Gmail agora sincroniza assinaturas entre web e dispositivos móveis, incluindo imagens, logos e formatação de texto.
  • O recurso elimina a necessidade de definir assinaturas separadas em múltiplos dispositivos.
  • A atualização já está disponível para todos os usuários no iOS e, no Android, será concluída até o fim do mês, segundo o Google.

O aplicativo do Gmail sincronizará as assinaturas usadas na versão web e no app para smartphones e tablets. A novidade vai funcionar para todos os usuários, mesmo em contas pessoais gratuitas.

O recurso, por mais simples que pareça, ainda não existia no popular serviço de email do Google. Ele foi anunciado no blog do Google Workspace e, segundo o texto, já chegou ao iOS; no Android, a distribuição deve ser concluída até o fim do mês.

Assinaturas de email geralmente contêm informações relevantes, como números de telefone, cargos, links para sites e mais. Por isso, faz sentido que elas estejam incluídas também em mensagens enviadas pelo celular, principalmente para quem depende muito do dispositivo móvel para se comunicar.

Como a sincronização da assinatura do Gmail vai funcionar?

O aplicativo móvel do Gmail oferece a opção de definir uma assinatura em texto simples, de apenas uma linha. Com a sincronização, se aquele campo estiver vazio, o serviço vai colocar no rascunho da mensagem a mesma assinatura da versão web, incluindo imagens, logos e formatação de texto.

Para não usar essa assinatura, será necessário apagá-la antes de enviar a mensagem ou definir uma assinatura específica para o Gmail no celular (como seu nome, por exemplo).

Vale notar que a mudança resolve outro problema. Mesmo que o usuário configurasse sua assinatura no app do Gmail, ela valia apenas para aquele aparelho. Caso o cliente usasse mais de um dispositivo, era necessário incluir novamente a informação. Com a sincronização, basta deixar o campo em branco para usar a assinatura da versão web em qualquer celular ou tablet.

Outro ponto a se observar é que, enquanto o Gmail na web permite criar várias opções de assinatura, que podem ser incluídas durante a escrita da mensagem, o aplicativo móvel “puxa” sempre aquela que foi definida como padrão.

Com informações do Android Authority

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.