Gnome 47 chega para deixar distribuições Linux ainda mais amigáveis

Gnome 47 "Denver" vai ser o ambiente de desktop padrão das próximas versões de distribuições Linux como Fedora, OpenSUSE e Ubuntu

Emerson Alecrim
Por
Interface do Gnome 47 (imagem: reprodução/Gnome)
Interface do Gnome 47 (imagem: reprodução/Gnome)

O Gnome 47 “Denver” é oficial. A nova versão de um dos ambientes de desktop mais populares para Linux chega com a proposta de ser mais personalizável e amigável para o usuário. Agora, está mais fácil mudar a paleta de cores da interface, por exemplo.

A mudança de visual é feita de modo que o usuário possa escolher a tonalidade de fundo dos aplicativos e as cores dos botões, por exemplo. Quando uma combinação de cores é definida, ela é aplicada automaticamente nas interfaces do sistema operacional, bem como nos softwares instalados, de modo consistente.

Outra novidade é o suporte aprimorado a telas pequenas. Nessas circunstâncias, o Gnome 47 ajusta automaticamente as dimensões dos ícones para que eles não fiquem muito pequenos ou difíceis de serem enxergados pelo usuário.

Personalização de cores no Gnome 47 (imagem: divulgação/Gnome)
Personalização de cores no Gnome 47 (imagem: divulgação/Gnome)

Ainda no aspecto da interface, o Gnome 47 otimiza a visualização e a usabilidade de caixas de diálogo em vários tamanhos de tela, de modo que elas sejam adequadamente funcionais mesmo se o usuário estiver usando um notebook compacto ou até um smartphone.

Também há ajustes de desempenho. O Gnome 47 agora suporta codificação de hardware para gravação de tela quando o computador tiver uma GPU AMD ou Intel, por exemplo, o que deve tornar o sistema como um todo um pouco menos “pesado”.

Outras novidades do Gnome 47

Entre os demais recursos que caracterizam o Gnome 47 estão:

  • Suporte melhorado para área de trabalho remota: agora, esse recurso suporta sessões de login persistentes, o que significa que você consegue fazer autenticação novamente se a conexão cair;
  • Mais opções em Configurações: os recursos de configuração introduzem opções para ativar janelas ao passar o mouse sobre elas, um conjunto de tempo de suspensão do computador para economia de energia e representação visual de layouts de teclado, por exemplo;
  • Navegador aprimorado: o Web, navegador padrão do Gnome, agora preenche formulários automaticamente e tem uma nova barra lateral para favoritos;
  • Ferramenta de agenda renovada: o aplicativo de calendário teve mais de 50 correções de bugs, ganhou um design mais amigável e vários outros recursos.
Nova área de favoritos do navegador do Gnome 47 (imagem: divulgação/Gnome)
Nova área de favoritos do navegador do Gnome 47 (imagem: divulgação/Gnome)

Disponibilidade do Gnome 47

O Gnome 47 “Denver” já está disponível, mas, como este é um ambiente de desktop, a sua instalação não é trivial. Embora usuários avançados consigam fazer o procedimento, o ideal é aguardar pelas atualizações de sua distribuição Linux.

O Gnome é a base de distribuições como Fedora, OpenSUSE e Ubuntu. Sobre esta última opção, o Ubuntu 24.10 vai ser lançado no próximo mês. Uma de suas novidades será justamente o Gnome 47.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares