Gnome 48 chega com recursos de bem-estar para usuários do Linux
Ambiente de desktop Gnome 48 “Bengaluru” traz ainda agrupamento de notificações, novo reprodutor de áudio, visualizador de imagens melhorado e mais.
Ambiente de desktop Gnome 48 “Bengaluru” traz ainda agrupamento de notificações, novo reprodutor de áudio, visualizador de imagens melhorado e mais.
O ambiente de desktop padrão de distribuições Linux como Ubuntu e Fedora acaba de receber uma nova versão. O Gnome 48, de codinome “Bengaluru”, chega com um conjunto de pequenos novos recursos ou aprimoramentos, com destaque para as funções de bem-estar do usuário.
A atenção ao bem-estar começa por uma função que mede o tempo que o usuário fica à frente da tela e que também permite comparar essa informação com dias ou semanas anteriores.
Nesse sentido, o Gnome 48 também possibilita que o usuário defina um limite de tempo diário para ficar à frente do computador. Quando esse limite é atingido, uma notificação é exibida, havendo também a opção de a tela ficar em preto e branco.
Pode-se ainda configurar lembretes de pausa, isto é, notificações que aparecem na tela para te lembrar sobre levantar um pouco e se movimentar.
Esses recursões estão dentro da categoria Digital Wellbeing (Bem-estar Digital, em tradução livre) da área de configurações do Gnome 48.
São várias as novidades do Gnome 48. Entre as demais, estão:
Como este é um ambiente de desktop, o modo mais fácil de ter acesso à novidade é esperando a chegada do Gnome 48 à sua distribuição Linux favorita.
Vale lembrar que o Gnome está presente em distribuições como Debian, Fedora, Ubuntu, Vanilla OS, Endless OS e Red Hat Enterprise Linux.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}