Google ajusta Play Store para evitar que você compre apps sem querer

Google implementou gesto "Deslize para comprar" para finalizar compras na Play Store, visando reduzir compras acidentais.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 15:53
Resumo
  • O Google implementou o gesto “Deslize para comprar” na Play Store para evitar compras acidentais de aplicativos.
  • O novo procedimento exige arrastar um botão da esquerda para a direita para confirmar a transação.
  • O recurso foi anunciado em março, mas está sendo liberado gradualmente na versão 46.5.19-31 da loja, lançada recentemente.

Não são raros os casos de pessoas que compram aplicativos na Google Play Store por engano, especialmente quando elas deixam os filhos pequenos mexerem no celular. Para atenuar esse problema, o Google vai exigir que o usuário execute um gesto na tela para concluir a compra de um app.

No procedimento atual, a Play Store pede que você toque no botão que exibe o preço do aplicativo, selecione o método de pagamento (no Brasil, a Play Store já aceita Pix) e, então, toque em “Comprar com 1 clique” para adquirir o app.

Com a atualização, esse botão será substituído por outro com os dizeres “Deslize para comprar” (ou equivalente). Esse botão contém um círculo que deve ser arrastado da esquerda para a direita para a compra ser concluída.

Trata-se de um gesto semelhante ao que é usado para atender a uma chamada em muitos celulares. Como esse gesto é extenso, a loja deve experimentar menos compras acidentais na comparação com a abordagem atual, que permite que a aquisição seja finalizada com um simples toque na tela.

Na teoria, esse gesto é de difícil execução ou compreensão por crianças pequenas, o que significa que a atualização também pode prevenir compras realizadas por seus filhos (embora seja prudente não duvidarmos da capacidade deles).

Quando o “Deslize para comprar” chega à Play Store?

De acordo com o 9to5Google, a função “Deslize para comprar” foi anunciada em março de 2025 e começou a ser implementada na versão 46.5.19-31 da Play Store, lançada recentemente.

Porém, a liberação está sendo feita de modo gradativo, o que significa que a novidade pode não aparecer de imediato mesmo para quem já tiver essa versão da Play Store em seu dispositivo Android. Nessas circunstâncias, a orientação é uma só: aguarde.

Além de aplicativos, o novo recurso será exigido para a compra de jogos, livros e filmes via Google Play Store.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.