Google anuncia recurso para suspender atualizações de apps com bugs

Devs ganharão ferramenta na Play Store para suspender o envio de updates. Recurso tentará evitar grandes problemas com atualizações bugadas.

Felipe Freitas
• Atualizado às 12:27
Resumo
  • O Google anunciou um recurso que permitirá suspender atualizações de aplicativos com bugs na Play Store.
  • Desenvolvedores poderão interromper a distribuição de atualizações via Google Play Console e Publishing API.
  • A data de lançamento do recurso ainda não foi divulgada.

O Google anunciou uma ótima novidade para desenvolvedores e usuários. Em breve, os devs conseguirão parar a distribuição de atualizações de seus aplicativos. Isso será útil para evitar que updates com bugs, principalmente aqueles mais problemáticos, sejam baixados pelos usuários.

Atualmente, quando uma empresa publica uma atualização para um aplicativo, ela fica disponibilizada para todos os usuários. Eles podem então baixar por conta própria ou ativar a opção de updates automáticos da própria Play Store.

Quem deixa essa opção ativada não tem muito o que fazer: recebeu uma atualização bugada e é isso, precisa aguardar a correção no update seguinte. Já quem atualiza tudo manualmente pode segurar ao máximo a nova versão do app.

Como a Play Store vai impedir o envio de updates com bugs?

Em breve, os desenvolvedores poderão parar o envio de uma atualização diretamente do Google Play Console (ferramenta de gerenciamento de apps) e da Publishing API. O Google ainda não deu uma data específica de quando isso será liberado aos devs.

Atualmente, os desenvolvedores podem selecionar a porcentagem de envio das atualizações dos aplicativos — quantos usuários receberão o update em um primeiro momento. Isso é o que acontece na prática com apps como o WhatsApp. É bem normal que alguns usuários ganhem recursos novos enquanto outros só os recebam no lançamento oficial.

Apesar de uma boa solução, o Google poderia investir em outra bem melhor para evitar o download de atualizações bugadas: a opção de fazer downgrade no app sem depender de APKs.

Alguns sistemas operacionais e serviços permitem que o usuário retorne para uma versão antiga do software. Isso garante que o cliente use uma versão estável do programa, sem precisar esperar pela correção do bug.

Com informações do Google e Android Authority

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Ex-repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Está na cobertura tech desde 2021 e é micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado e atuou como repórter do Tecnoblog entre 2022 e 2025. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.