Google Chrome abandona versões antigas do Android

Google vai encerrar suporte ao Chrome no Android 8.0 e 9.0. Navegador exigirá Android 10 ou superior a partir da versão 139, a ser lançada em agosto de 2025.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 14:20
Resumo
  • O Chrome deixará de funcionar no Android 8.0 e 9.0 a partir da versão 139, prevista para 5 de agosto de 2025.
  • A versão 138 será a última compatível, e para continuar recebendo atualizações será necessário o Android 10 ou superior.
  • Usuários desses sistemas podem migrar para o Firefox, que ainda oferece suporte a versões a partir do Android 5.0.

O Chrome 139 para Android está previsto para ser lançado em 5 de agosto de 2025. Mas quem tem um dispositivo com Android 8.0 Oreo ou Android 9.0 Pie não contará com a novidade. O Google decidiu encerrar o suporte do navegador a essas versões do sistema operacional.

Com isso, o Chrome 138 passa a ser a última versão do browser compatível com o Android 8.0 e o Android 9.0. Para continuar usando a versão atual do navegador, o usuário terá que recorrer a uma versão posterior do sistema operacional em seu celular ou tablet.

Em outras palavras, o Chrome exigirá o Android 10 ou posterior. Nas versões anteriores a essa, o browser não estará mais disponível, nem como atualização na Google Play Store.

Não é uma decisão inédita. Só para dar um exemplo recente, em novembro de 2023, o Google deixou de oferecer suporte ao Chrome no Android 7.0 Nougat.

O que fazer se eu tenho o Android 8.0 ou 9.0?

Lançado em 2017, o Android 8.0 ainda está presente em 4% dos dispositivos baseados nesse sistema operacional. O Android 9.0, de 2018, está presente em 5,8% dos aparelhos, de acordo com o Android Police. Isso significa que uma base considerável de usuários será afetada pela decisão do Google.

Se é o seu caso, a dica é recorrer a um navegador alternativo. Browsers como Microsoft Edge, Opera, Vivaldi e Brave aparecem como opções interessantes. Mas, por serem baseados no Chromium (a base do Chrome), é possível que eles também percam o suporte às versões antigas do Android.

Diante dessas circunstâncias, o Mozilla Firefox aparece como uma opção viável (afinal, ele não é baseado no Chromium). Atualmente, esse navegador é compatível com o Android 5.0 Lollipop ou superior.

É possível continuar usando o Chrome. Porém, como o navegador do Google não será mais atualizado nos Androids 8.0 e 9.0, ele estará suscetível a eventuais vulnerabilidades de segurança ou a bugs corrigidos somente nas versões mais recentes do sistema.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.