uBlock Origin chega ao fim no Chrome, mas criador dá solução
Aviso na página do uBlock Origin na Chrome Web Store informa que compatibilidade com navegador será encerrada. Motivo é uso de sistema “antigo” no código
Aviso na página do uBlock Origin na Chrome Web Store informa que compatibilidade com navegador será encerrada. Motivo é uso de sistema “antigo” no código
O Google Chrome está informando aos usuários do uBlock Origin, um dos principais bloqueadores de anúncio para navegadores, que a extensão deixará de funcionar em breve. A informação aparece na página do bloqueador na Chrome Web, sem informar uma data exata. Os adeptos da ferramenta deverão buscar alternativas, como o uBlock Origin Lite, considerado mais leve.
O Chrome roda Manifest V2, uma versão antiga do sistema usado para o desenvolvimento de extensões. O seu sucessor, Manifest V3, foi apresentado em 2022. Ele traz uma série de melhorias, mas também inviabiliza o funcionamento dos atuais bloqueados de anúncios.
Raymond Hill, criador do uBlock Origin, explicou que o Google está descontinuando o suporte para o Manifest V2. Dado o recente histórico da big tech contra os bloqueadores de anúncio no YouTube e as alterações no Manifest V3, que dificultam o funcionamento desses programas, fica difícil não pensar que a medida visa combater os adblocks.
No aviso, o Google diz que a disponibilidade da extensão “pode acabar em breve”. O “pode” dá uma ideia de que existe a chance da big tech deixar as extensões com Manifest V2 seguirem por mais tempo. Na prática, o fim é questão de quando.
O encerramento do suporte para o Manifest V2 foi adiado pelo Google. No cronograma divulgado pela empresa em 2022, o sistema seria descontinuado em janeiro de 2023. Outras extensões que usam o Manifest V2 também recebem a notificação de que elas não funcionarão no Chrome — mesmo que não sejam adblocks.
A notificação também sugere que o usuário remova a extensão ou busque uma similar na Chrome Web Store. No caso, os similares seriam menos eficazes que o uBlock em cumprir a sua função. Após o Google impedir a atuação de adblocks no YouTube, o uBlock seguiu como a melhor opção para quem buscava burlar as restrições pelo uso de bloqueadores de anúncios na plataforma.
Se você utiliza o uBlock Origin feito com o Manifest V2, pode instalar a extensão uBlock Origin Lite, que foi desenvolvida para Manifest V3. Seu criador adverte que ela pode não ser tão eficaz quanto a ferramenta atual, já que o novo Manifest impede o perfeito funcionamento de filtros de conteúdo.
Hill também não sugere que você use o uBlock Origin Lite com outros adblockers, pois isso pode afetar a eficiência da extensão.
Com informações: BleepingComputer