Google coloca Gemini na Play Store para responder dúvidas sobre apps

Ferramenta aparece em páginas de apps populares e oferece respostas rápidas a perguntas comuns, como criação de grupos ou mudanças de perfil

Giovanni Santa Rosa
Resumo
  • O Google integrará seu assistente com IA, Gemini, à Play Store para tirar dúvidas sobre apps antes e depois do download.

  • O Gemini aparece na página dos apps na seção “Pergunte à Play sobre este app” e responde perguntas frequentes.

  • A função está sendo liberada gradualmente, sendo oferecida, em um primeiro momento, apenas para apps famosos como WhatsApp e Instagram.

O Google vai integrar seu assistente com inteligência artificial, o Gemini, à loja de aplicativos do Android, a Play Store. A ideia é que o chatbot seja capaz de tirar dúvidas dos usuários sobre os apps oferecidos na plataforma, tanto antes da instalação quanto depois, ajudando a decidir se o download vale a pena e a explorar todos os recursos.

Como funciona o Gemini na Play Store?

Segundo o Android Police, que testou a ferramenta, o Gemini aparece na interface da própria loja, na página dos aplicativos, em uma seção chamada “Pergunte à Play sobre este app”. O usuário pode digitar sua pergunta ou escolher uma sugestão baseada em questões frequentes de outras pessoas.

A publicação também observa que a IA não consegue responder perguntas mais específicas — ele não foi capaz de dizer se o Instagram tem uma interface otimizada para tablets, por exemplo.

Entre as questões sugeridas, por outro lado, há exemplos práticos: “Como criar um grupo?” no Instagram e “Como eu mudo meu nome de usuário?” no X. Ao tocar nelas, a loja mostra uma resposta rápida, explicando o que fazer.

Quando o Gemini chegará à Play Store?

De acordo com o site Android Authority, a nova funcionalidade começou a ser liberada em um processo gradual. Os primeiros indícios do recurso apareceram no código da Play Store em março de 2025.

O Android Police diz que ela não está disponível para todos os apps no momento. Aparentemente, apenas aplicativos famosos, como WhatsApp, Instagram, Apple Music e YouTube Music receberam a função. Como nota o Android Authority, até mesmo aplicativos do Google, como YouTube e Google Search, não contam com a ajuda do assistente.

Com informações do Android Police e do Android Authority

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.