Google está testando selo de verificação de sites nas buscas

Selo de verificação é uma forma de evitar que usuário acesse sites falsos a partir do Google, mas essa pode não ser uma boa ideia

Emerson Alecrim

Selos de verificação já aparecem no Instagram e no X/Twitter, por exemplo. Há alguma chance de que, em breve, também vejamos esses ícones nas buscas do Google. A companhia está testando o recurso para evitar que o usuário acesse páginas falsas. Mas essa não é, exatamente, uma boa notícia.

A ideia é de fácil compreensão. Se você quiser comprar um iPhone e, para isso, busca por “Apple” no Google, por exemplo, o buscador mostrará o site oficial da companhia com um ícone de verificação azul ao lado do nome da página.

O ícone indica que aquele é o site verdadeiro da Apple ou de outras organizações que forem pesquisadas no Google. O Verge afirma ter encontrado o ícone em links de empresas como Microsoft, Meta, Epic Games, Apple, Amazon e HP.

Quando o usuário passa o cursor do mouse sobre o selo, uma mensagem com os seguintes dizeres aparece (em tradução livre): “Este ícone está aparecendo porque os sinais do Google sugerem que este negócio é a empresa que afirma ser”.

Selo de verificação em resultado do Google (imagem: reprodução/The Verge)
Selo de verificação em resultado do Google (imagem: reprodução/The Verge)

Google falhando como buscador?

Se por um lado os selos de verificação ajudam a evitar que o usuário acesse sites falsos, por outro, a adoção desse recurso talvez seja um sinal de que o Google está falhando em sua missão como buscador.

Isso porque, se há o risco de páginas fraudulentas em nome de grandes companhias serem indexadas ou aparecerem com alguma prioridade nas buscas, isso sugere que o Google não está conseguindo entregar os resultados corretos para o usuário.

Me pergunto ainda se, com o passar do tempo, os selos de verificação não poderiam fazer os usuários desconfiarem de páginas que são legítimas, mas não contam com esse recurso.

Além disso, o Google não deixou claro quais critérios usará para conceder os tais selos. Se eles forem exibidos apenas para sites de grandes organizações, as menores poderão ser prejudicadas.

De todo modo, esse é só um teste. No momento, apenas alguns poucos usuários estão vendo os selos nos resultados das buscas. Ao Verge, o Google comentou o seguinte:

Nós regularmente testamos recursos que ajudam os consumidores a identificarem empresas online confiáveis, e atualmente estamos fazendo um pequeno experimento mostrando selos de verificação ao lado de certas empresas no Google.

Não está claro quando e se o recurso será implementado oficialmente pelo Google.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.