Google estaria desenvolvendo notebook Pixel para mercado premium
Segundo site, empresa deu sinal verde para produção de um notebook sob a marca Pixel. Produto marcaria retorno do Google ao mercado de laptops
Segundo site, empresa deu sinal verde para produção de um notebook sob a marca Pixel. Produto marcaria retorno do Google ao mercado de laptops
O Google pode retornar para o mercado de notebooks com um produto sob a marca Pixel. Segundo o site Android Headlines, que teve acesso a um email interno da empresa, a big tech autorizou o desenvolvimento do laptop, cujo codinome é Snowy (nevado em inglês). O objetivo do Google é que o dispositivo atenda o mercado topo de linha, competindo com os notebooks Microsoft Surface, MacBook Pro e Dell XPS.
Conforme explica o Android Headlines, a luz verde ao projeto indica que o Pixel Laptop (nome fictício) já passou da fase de conceito e há uma equipe trabalhando no desenvolvimento do produto. Ainda não há previsão de quando o Google deve lançar o produto. Contudo, houve poucos meses entre os rumores do Pixel Tablet até o seu lançamento em outubro de 2022.
Fazendo um papel de analista, é possível entender por que o Google está retomando a produção de notebooks — e sim, envolve inteligência artificial. A big tech vem ganhando espaço no mercado de IA para celulares, com parceria com a Samsung (Galaxy AI) e fabricantes chinesas, caso da Oppo e OnePlus. Inclusive o Google lançou o app do Gemini para o iOS.
Ao mesmo tempo, Apple e Microsoft estão lançando seus serviços de IA generativa para os sistemas operacionais dos seus computadores — Apple Intelligence e Copilot, respectivamente. Cada vez mais as IAs generativas estarão integradas aos PCs.
Logo, o Google precisa surfar na onda e colocar o Gemini em sistemas operacionais para computadores. Apesar da integração da IA com os serviços da big tech, como o Google Drive, ela pode produzir ferramentas para competir com o que a Apple e a Microsoft fornecem nativamente no macOS e Windows.
É provável que o Pixel Laptop rode o ChromeOS, sistema operacional do Google para notebooks. O sistema é leve, baseado na engine do navegador Chrome. Para rivalizar com os Surfaces, MacBooks Pro e Dell XPS, o Google teria que potencializar o hardware do laptop, permitindo que parte das tarefas de IA rodem localmente.
O Google já esteve no mercado de laptops, usando as linhas Pixelbook e Chromebook Pixel. Seguindo a sua tradição, a big tech matou os produtos, sendo que o Pixelbook, voltado para o mercado premium, foi oficialmente cancelado em 2022.
Com informações: Android Headlines