Google Fotos ganha transferência fácil de imagens para Apple iCloud

Novo procedimento estará disponível na semana que vem, dispensando downloads e uploads. Apple oferece transferência no sentido oposto desde 2021.

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 1 semana
Google Fotos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Ferramenta de transferência do Google Fotos faz parte de iniciativa para portabilidade de dados (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google anunciou, nesta quarta-feira (10), uma ferramenta para transferir fotos e vídeos salvos na nuvem diretamente para o iCloud, da Apple. Com a nova funcionalidade, não será mais necessário fazer o download dos arquivos num serviço e o upload no outro, de modo manual, o que pode levar bastante tempo.

O recurso faz parte do Data Transfer Project, iniciativa de código aberto para portabilidade de dados entre diferentes plataformas. Ele será disponibilizado ao longo da semana que vem. As instruções para usar a ferramenta já aparecem nas páginas de ajuda do Google e da Apple.

iPhone com novo aplicativo Fotos do iOS 18
Migração para serviços da Apple ficará mais fácil (Imagem: Reprodução / Apple)

As fotos transferidas continuam no Google Fotos — o iCloud Photos recebe apenas uma cópia delas. Todo o processo é realizado na nuvem, sem que o usuário precise fazer downloads ou uploads. Mesmo assim, ele pode demorar algumas horas ou dias, dependendo do tamanho total dos arquivos.

O caminho oposto — do iCloud Photos para o Google Fotos — já contava com uma ferramenta desde 2021, também parte do Data Transfer Project. Por sua vez, o Google Fotos também oferece transferência para o OneDrive, da Microsoft, o Flickr e o SmugMug.

Como transferir fotos e vídeos do Google para o iCloud

Para transferir os arquivos a partir de semana que vem, quando a ferramenta estiver disponível, é só seguir os seguintes passos:

A Apple diz que enviará um email quando a transferência estiver concluída. As fotos e vídeos ficarão em um álbum específico, dedicado às importações. Os metadados serão preservados.

A transferência inclui praticamente todos os formatos comuns para fotos (.jpg, .png, .gif, .webp, .avif e a maioria dos arquivos .raw) e vídeos (.mp4, .mov, .m4v, .mpg, mkv, .mod, .mmv, avi, .divx, .tod, .wmv, .asf, .3gp, .3g2, .m2t, .m2ts e .mts). Outras arquivos com outras extensões não serão transferidos.

Com informações: Google, Apple, 9to5Mac, The Verge, Data Transfer Initiative

Relacionados