Google Fotos terá ferramentas de IA para editar vídeos

Aplicativo ganha presets de IA, que podem cortar gravações, ajustar velocidade e estabilizar imagens com apenas alguns toques

Giovanni Santa Rosa
Por
Google Fotos (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Presets de IA estarão disponíveis para Android e iOS, mas novas ferramentas de ajuste serão exclusivas do sistema do Google (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O Google Fotos vai ganhar novas ferramentas para seu editor de vídeo. A empresa quer facilitar cortes, ajustes e melhorias, e vai recorrer à inteligência artificial para executar estas tarefas. Os novos recursos devem chegar para os aplicativos de Android e iOS ao longo das próximas semanas.

Nas duas plataformas, o app passará a contar com presets de vídeo feitos com IA. Eles são capazes de editar gravações de modo quase independente, cortando as cenas, ajustando a iluminação, controlando a velocidade e estabilizando as imagens, entre outras modificações. Tudo isso ficará acessível com poucos toques.

GIF da ferramenta Presets. Com um toque, o Google Fotos transforma um vídeo normal em um vídeo em câmera lenta, com ajustes em cor e enquadramento.
Inteligência artificial é capaz de criar vídeo em slow motion com apenas um toque (Imagem: Divulgação / Google)

Google Fotos para Android terá mais opções de ajuste

Algumas novas ferramentas são exclusivas da versão para Android, que deve ficar mais próxima de outros aplicativos de edição de vídeo. O recurso de corte foi atualizado e agora tem controles aperfeiçoados, que facilitam o processo de encontrar o ponto exato em que uma gravação deve começar ou terminar.

O editor ganhou um botão de ajustes automáticos. Com ele, o Google Fotos pode realçar cores e estabilizar as imagens com apenas um toque.

Outra ferramenta nova é o controle de velocidade. Com ela, o usuário pode criar vídeos em câmera lenta ou acelerar a reprodução das imagens, gerando efeitos interessantes para gravações caseiras.

GIF da interface do Google Fotos, mostrando as ferramentas Silenciar, Melhorar, Velocidade, Estabilizar e Exportar Frame
Principais ferramentas de edição de vídeos ficarão mais fáceis de acessar (Imagem: Divulgação / Google)

O Google fez alterações na interface do editor. Agora, ferramentas como silenciar, melhorar, estabilizar e exportar quadro ficam logo abaixo da linha do tempo dos vídeos, onde podem ser encontradas com mais facilidade.

A empresa diz que as novidades começaram a ser distribuídas, o que significa que pode demorar alguns dias ou semanas até a atualização chegar ao seu aparelho.

Com informações: Google, The Verge

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Temas populares