Gemini: iPhone ganha app com assistente por IA do Google

Assistente com inteligência artificial oferece conversas de voz fluidas, ajuda em estudos, gerador de imagens e conexão com serviços do Google

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado há 3 semanas
Resumo
  • O Google lançou o aplicativo da inteligência artificial Gemini para iPhone; ele está disponível para download na App Store.
  • O Gemini Live oferece conversas naturais em português brasileiro e dez vozes distintas.
  • Este aplicativo é capaz de gerar imagens, responder perguntas e se conectar aos serviços digitais do Google.

A inteligência artificial Gemini agora conta com um aplicativo dedicado para o iPhone. Anteriormente, a ferramenta estava disponível apenas no app do Google ou pelo navegador, com algumas limitações. Agora, ele está disponível para download na App Store.

A principal novidade é o Gemini Live, que está disponível em português brasileiro. Ao contrário dos assistentes mais tradicionais, que precisam de comandos mais “decorados” e param a conversa depois de dar uma resposta, o Gemini fala de um jeito mais solto — mas também é possível interrompê-lo quando necessário.

Como funciona o Gemini Live?

O aplicativo oferece dez vozes distintas para o usuário escolher sua preferida. Entre as possibilidades de uso, o Google destaca praticar uma entrevista, pedir recomendações ao visitar uma cidade ou discutir ideias criativas. A empresa diz que também é possível usar a IA nos estudos, já que ela é capaz de gerar orientações passo a passo e até mesmo questionários.

O Gemini passou a contar com as conversas em português brasileiro no mês de outubro, no app para Android. Entre os concorrentes, o ChatGPT, da OpenAI, também disponibiliza conversas de voz fluidas em português brasileiro nos aplicativos. Já o Copilot, da Microsoft, só oferece o recurso em inglês, por enquanto.

Gemini se conecta a serviços do Google

Deixando um pouco de lado o assistente de voz, o app do Gemini tem também os recursos mais tradicionais das IAs generativas, como gerar imagens (usando o modelo Imagen 3) e responder em texto a perguntas e pedidos.

O Google promete ainda que o Gemini é capaz de se conectar a outros produtos da empresa, usando o recurso de Extensões. Assim, ele pode usar informações de YouTube, Maps, Gmail e Agenda, entre outros aplicativos.

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.