Google libera primeiro preview do Android 16 para testes

Empresa antecipa cronograma para lançar Android 16 no segundo trimestre de 2025. Seletor de fotos e compartilhamento de dados médicos são novidades.

Giovanni Santa Rosa

O Google liberou o primeiro preview do Android 16 nesta terça-feira (19), como parte de seus esforços para lançar o sistema operacional no primeiro semestre de 2025. As principais novidades estão na galeria de fotos e no compartilhamento de dados médicos entre aplicativos.

O preview do Android 16 está disponível apenas para desenvolvedores. A versão final deve chegar só no segundo trimestre de 2025, e uma segunda atualização está programada para o fim do ano.

O que há de novo no Android 16?

Por se tratar de um preview para desenvolvedores, a nova versão do sistema operacional traz poucas novidades — elas serão provavelmente acrescentadas ao longo dos próximos meses.

Mesmo assim, o Android 16 traz um seletor de fotos e vídeos nativo, que pode ser usado por aplicativos de terceiros. Dessa forma, o usuário não precisaria liberar acesso a todo o armazenamento do dispositivo ou na nuvem.

Outra novidade é um preview do Health Connect, que traz APIs para ler e armazenar registros médicos. Isso deve permitir que aparelhos de saúde possam compartilhar este tipo de informação com o smartphone.

Por fim, há a nova versão da Privacy Sandbox, iniciativa do Google para substituir os identificadores de usuário usados pelo Android para fins de publicidade.

Android 16 vai chegar mais cedo

No começo de novembro, o Google anunciou que a versão final do Android 16 deve chegar no segundo trimestre. Para comparação, as versões anteriores, 14 e 15, foram liberadas somente em outubro.

A antecipação do cronograma, segundo a empresa, tem como objetivo alinhar o lançamento das novas versões do sistema operacional com o lançamento dos principais smartphones do mercado, para que eles possam receber as atualizações sem precisar esperar tanto.

Além disso, o Android passará a ter uma segunda atualização anual, lançada no quarto trimestre. Ela deve trazer atualizações, otimizações, consertos de bug e novas APIs para desenvolvedores, mas sem impactar no comportamento dos apps.

Com informações: Android Developers Blog, TechCrunch, The Verge

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.