Google libera primeiro preview do Android 16 para testes
Empresa antecipa cronograma para lançar Android 16 no segundo trimestre de 2025. Seletor de fotos e compartilhamento de dados médicos são novidades.
Empresa antecipa cronograma para lançar Android 16 no segundo trimestre de 2025. Seletor de fotos e compartilhamento de dados médicos são novidades.
O Google liberou o primeiro preview do Android 16 nesta terça-feira (19), como parte de seus esforços para lançar o sistema operacional no primeiro semestre de 2025. As principais novidades estão na galeria de fotos e no compartilhamento de dados médicos entre aplicativos.
O preview do Android 16 está disponível apenas para desenvolvedores. A versão final deve chegar só no segundo trimestre de 2025, e uma segunda atualização está programada para o fim do ano.
Por se tratar de um preview para desenvolvedores, a nova versão do sistema operacional traz poucas novidades — elas serão provavelmente acrescentadas ao longo dos próximos meses.
Mesmo assim, o Android 16 traz um seletor de fotos e vídeos nativo, que pode ser usado por aplicativos de terceiros. Dessa forma, o usuário não precisaria liberar acesso a todo o armazenamento do dispositivo ou na nuvem.
Outra novidade é um preview do Health Connect, que traz APIs para ler e armazenar registros médicos. Isso deve permitir que aparelhos de saúde possam compartilhar este tipo de informação com o smartphone.
Por fim, há a nova versão da Privacy Sandbox, iniciativa do Google para substituir os identificadores de usuário usados pelo Android para fins de publicidade.
No começo de novembro, o Google anunciou que a versão final do Android 16 deve chegar no segundo trimestre. Para comparação, as versões anteriores, 14 e 15, foram liberadas somente em outubro.
A antecipação do cronograma, segundo a empresa, tem como objetivo alinhar o lançamento das novas versões do sistema operacional com o lançamento dos principais smartphones do mercado, para que eles possam receber as atualizações sem precisar esperar tanto.
Além disso, o Android passará a ter uma segunda atualização anual, lançada no quarto trimestre. Ela deve trazer atualizações, otimizações, consertos de bug e novas APIs para desenvolvedores, mas sem impactar no comportamento dos apps.
Com informações: Android Developers Blog, TechCrunch, The Verge