Google promete Android mais poderoso após mudança no Gemini; entenda

Sistema de IA poderá interagir com Telefone e WhatsApp, mesmo com a Atividade de Apps desativada. Usuários poderão usar o assistente nos apps sem manter o histórico salvo.

Bruno Andrade
• Atualizado 26/06/2025 às 15:52
Resumo
  • Gemini poderá acessar automaticamente apps Android, mesmo com a Atividade de Apps desativada, a partir de 7 de julho de 2025.
  • O assistente terá acesso a apps como Telefone, Mensagens, WhatsApp e Utilitários sem manter um histórico salvo.
  • A empresa está notificando a mudança em e-mail aos usuários.

O Google está prestes a dar mais poder ao Gemini no Android. Usuários têm recebido um e-mail informando que, a partir de 7 de julho de 2025, o assistente de IA passará a interagir com aplicativos do sistema mesmo que a função Atividade de Apps do Gemini esteja desativada.

No comunicado, o Google informa que o Gemini “poderá te ajudar a usar o Telefone, Mensagens, WhatsApp e Utilitários” e que a mudança será aplicada “esteja ou não a Atividade de Apps do Gemini ativada”.

Os relatos começaram ontem (24/06), mas, aparentemente, o e-mail está sendo enviado de forma gradual. Muitos usuários ainda não receberam.

O que está mudando?

O comunicado é breve e não dá muitos detalhes. As informações indicam, à primeira vista, que o Gemini terá acesso a funções sensíveis do celular, como envio de mensagens, chamadas e comandos no aparelho, mesmo que o usuário não tenha ativado esses recursos manualmente.

Contudo, o 9to5Google explica que o comunicado é mais técnico do que preocupante. Até então, quem desativava o registro de atividades do Gemini perdia o acesso a algumas funções básicas do assistente. Com a mudança, o Google vai permitir que os usuários usem essas extensões (como chamadas e mensagens) mesmo sem manter um histórico salvo.

As interações continuarão sendo armazenadas por até 72 horas, como já ocorre hoje, mas não ficarão no log permanente nem serão usadas para treinar modelos de IA.

Atualmente, os apps do Gemini funcionam como extensões opcionais: o usuário precisa ativá-los manualmente para que o assistente consiga ler mensagens, fazer chamadas ou interagir com o sistema. Com a nova política, ao que parece, esse acesso poderá ser automático.

Qual a resposta do Google?

Ao Tecnoblog, o Google informou que a mudança é positiva para os usuários: “agora eles podem usar o Gemini para realizar tarefas diárias em seus dispositivos móveis, como enviar mensagens, iniciar chamadas telefônicas e definir cronômetros enquanto a Atividade nos apps do Gemini estiver desativada”.

Segundo a empresa, com “a Atividade nos apps do Gemini desativada, seus chats do Gemini não serão revisados nem usados para aprimorar nossos modelos de IA”.

O Google explica que “os usuários podem desativar a conexão do Gemini com os aplicativos a qualquer momento acessando https://gemini.google.com/apps“.

Com informações do Android Police e Android Authority

Relacionados

Escrito por

Bruno Andrade

Bruno Andrade

Analista de conteúdo

Bruno Andrade é jornalista formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e técnico em eletrônica. Antes de se juntar ao Tecnoblog, trabalhou na reportagem e na edição de homepage do portal iG. Tem experiência como redator, repórter e editor.