Google pede desculpas e desativa sistema de alerta de terremoto

Empresa diz que Sistema de Alertas de Terremoto detectou sinais de celulares numa localização próxima ao litoral de São Paulo.

Thássius Veloso
• Atualizado às 12:39
Resumo
  • O Google desativou o Sistema de Alertas de Terremoto no Brasil após o falso alerta disparado na manhã desta sexta-feira (14/02).
  • O alerta impactou usuários Android em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
  • A empresa investiga a falha e reafirma que a tecnologia não substitui sistemas oficiais.

O Google enviou um comunicado na tarde de hoje para pedir desculpas pelo disparo do falso alerta de terremoto para usuários do sistema Android. A informação apareceu na tela de moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em nota, o gigante da tecnologia diz que “desativou prontamente o sistema de alerta no Brasil” e que está investigando o ocorrido.

De acordo com o Google, o Sistema de Alertas de Terremoto detectou sinais de celulares numa localização próxima ao litoral de São Paulo. A empresa não aponta os motivos para a falha, que rapidamente ganhou as manchetes na manhã desta sexta-feira (14).

“Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.” O Google ressalta no comunicado que a tecnologia não foi desenhada para substituir nenhum outro sistema oficial de alertas – como o cell broadcast, desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações e operado por agentes da Defesa Civil.

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Ele cobre feiras de eletrônicos, TI e inovação desde 2008. Thássius é editor do Tecnoblog, comentarista da CBN, palestrante, apresentador de eventos e facilitador de media training. Ele já colaborou com Jornal Nacional e GloboNews. Thássius venceu o Prêmio Especialistas três vezes. O jornalista também está no perfil @thassius nas redes sociais e no site thassius.com.