Google Play deve tornar mais fácil identificar apps ruins para tablets

Google Play Store testa exibir pontuação distinta de cada aplicativo nas categorias celular (phone), tablet e Chromebook

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Google Play Protect deixa o Android mais seguro ao barras apps nocivos (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google Play deve tornar mais fácil identificar apps ruins para tablets (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Google Play Store vem testando uma pequena alteração de interface que destaca a pontuação de cada aplicativo com base no tipo de dispositivo que acessa a loja. Esse recurso pode ajudar o usuário a identificar apps que oferecem experiências ruins em tablets e Chromebooks.

Não é incomum um aplicativo funcionar bem em um smartphone, mas ser menos prático em tablets ou Chromebooks. Normalmente, isso ocorre quando não há um trabalho adequado de adaptação do app para telas grandes.

O inverso também ocorre: o aplicativo funcionar bem em uma tela grande, mas não ser tão amigável em um celular. Esse tipo de problema pode acontecer em jogos que exibem muitos detalhes e, portanto, são mais bem visualizados em tablets ou notebooks.

A forma mais rápida de saber se um aplicativo na Play Store oferece boa experiência é observando a sua pontuação, cuja média exibe valores de 1 a 5.

O problema é que, por padrão, a loja destaca a média geral de avaliações, isto é, considera as pontuações de todos os tipos de dispositivos. É isso o que pode mudar em breve.

Pontuação de apps por tipo de dispositivo

O perfil AssembleDebug no X/Twitter e o Android Authority analisaram o arquivo APK da versão 41.7.16-31 da Google Play Store e, nesse processo, descobriram uma mudança de interface que exibe a pontuação de um aplicativo com base no tipo de dispositivo.

Pontuação por categoria na Google Play Store (imagem: divulgação/Android Authority)
Pontuação por categoria (à esquerda) na Google Play Store (imagem: divulgação/Android Authority)

As capturas de tela mostram que cada app exibe pontuações distintas para dispositivos como celulares (Phone), tablets e Chromebooks, em destaque.

Não é preciso tocar em cada categoria para saber a pontuação dela. O diferencial aqui é que o rótulo já exibe essa informação. Mas o usuário pode tocar em qualquer categoria para consultar as avaliações detalhadas de outros usuários.

Quando a Play Store exibirá a nova forma de classificação?

Ninguém sabe ao certo. Como o recurso está em teste, pode até acontecer de o Google desistir de implementar essa mudança.

Eu torço para que a ideia seja implementada em um futuro próximo. Primeiro porque essa é uma mudança sútil, mas potencialmente útil para o usuário que usa aplicativos Android em telas grandes.

Segundo porque, com a Google Play Store exibindo pontuações de apps com base em tipos de dispositivos, os desenvolvedores podem se sentir estimulados (ou “pressionados”?) a buscar uma experiência para seus softwares tão padronizada quanto possível em todos os tamanhos de tela.

Relacionados