Google testa mudança para deixar Android mais rápido
Desenvolvedores do Android 15 estão testando abordagem que aumenta as páginas de memória para melhorar o desempenho do sistema em 5-10%
Desenvolvedores do Android 15 estão testando abordagem que aumenta as páginas de memória para melhorar o desempenho do sistema em 5-10%
O desempenho de um sistema operacional pode ser otimizado de diversas formas. Os desenvolvedores do Android descobriram que, na plataforma, uma mudança no modo como a memória RAM é utilizada pode levar a 5-10% de aumento no rendimento das tarefas em execução.
Para tanto, é necessário fazer o Android suportar um tamanho de página de 16 KB. Atualmente, o tamanho de página do sistema operacional é de 4 KB. Mas o que isso quer dizer?
Em linhas gerais, os sistemas operacionais lidam com dois tipos de memória. Uma delas é a memória lógica, que é aquela que é acessada pelos processos, ou seja, pelos softwares em si. A memória lógica é baseada na memória física, que é aquela implementada na forma de chips (ou seja, é a memória “real”).
A memória lógica não precisa ser equivalente à capacidade da memória física. A memória lógica costuma ser maior, inclusive. Ela é organizada em páginas, que são blocos de tamanho fixo.
É comum que os sistemas operacionais trabalhem com páginas com tamanho de 4 KB, mas esse valor pode ser diferente. Pois bem: o Android 15 está sendo preparado para lidar com páginas com 16 KB de tamanho.
Essa mudança é interessante porque os endereços de memória lógica precisam ser traduzidos em endereços de memória física para que esta última seja efetivamente usada.
Esse trabalho é feito por um mecanismo chamado Unidade de Gerenciamento de memória (MMU, na sigla em inglês), mas com apoio do sistema operacional, que preenche uma tabela de páginas para indicar quais delas estão associadas a cada processo.
Se cada página tiver 16 KB em vez de 4 KB, o sistema operacional gastará menos tempo lidando com a tabela de páginas. E os chips de arquitetura Arm atuais suportam páginas maiores. Os desenvolvedores do Android perceberam então que essa mudança pode levar a uma melhora entre 5% e 10% no desempenho geral do sistema.
A nova paginação também pode levar a um aumento de aproximadamente 10% no uso da memória RAM. Mas, como a capacidade desse componente é cada vez maior em celulares e tablets, esse acréscimo não deve ser um problema.
É por isso que o Android 15 está sendo preparado para suportar páginas de 16 KB. Não há dispositivos habilitados para isso ainda, mas o Google afirma estar trabalhando com fornecedores de chips e fabricantes de celulares para reverter esse cenário.
Na fase inicial, os primeiros dispositivos compatíveis com páginas de 16 KB serão os modelos Pixel 8 e Pixel 8 Pro baseados no Android 15 QPR1 Beta. Nesses smartphones, a nova opção de paginação poderá ser habilitada nas configurações para desenvolvedor.
A ideia é permitir que os desenvolvedores alternem entre páginas de 4 KB e 16 KB para testar seus aplicativos. Esse cuidado é necessário porque os apps precisarão ser recompilados para trabalhar adequadamente com a nova opção de paginação.
Como tudo ainda está em fase inicial, não há data para o recurso se tornar oficial. Mas essa parece ser uma mudança relevante. Torço para que a iniciativa dê certo, portanto.