Google Tradutor vai receber recursos de IA para ficar ainda mais esperto

Com novos recursos de inteligência artificial, Google Tradutor poderá fazer traduções formais ou casuais e até explicar expressões regionais.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 15:33
Resumo
  • O Google Tradutor receberá novos recursos de IA, permitindo traduções mais casuais e explicações de expressões regionais.
  • Um botão de acompanhamento permitirá ajustes como simplificar traduções e sugerir alternativas.
  • Ainda não há uma data oficial de lançamento.

O Google Tradutor já conta com recursos de inteligência artificial. Eles ajudam o serviço a fazer traduções muito boas, ou, pelo menos, melhores do que as que eram realizadas anos atrás. Mas não termina aí. Mais recursos de IA estão a caminho, estes para oferecer experiências complementares.

Como assim? Suponha que você queira uma tradução um pouco mais informal de um texto técnico. Os novos recursos de IA do Google Tradutor poderão oferecer isso. Ou imagine que você queira descobrir o porquê de a ferramenta ter traduzido determinada expressão daquela forma. Essa é outra funcionalidade esperada.

Esses e outros recursos auxiliados por IA serão oferecidos a partir de um botão de “follow-up”, isto é, de acompanhamento da tradução. Ao tocar nele, o usuário poderá pedir para o Google Tradutor simplificar a tradução, apresentar traduções alternativas, e até adotar um tom formal ou casual.

O Google Tradutor permitirá ainda que o usuário ouça o texto traduzido, avalie a qualidade da tradução e explique que determinadas traduções podem ter variações regionais ou contextuais.

A melhor parte é que o novo botão abre um campo em que o usuário pode digitar prompts (instruções em texto), o que significa que será possível acionar os complementos já oferecidos pelo serviço ou, então, pedir para que a ferramenta execute algo mais específico, como “faça a tradução soar mais divertida”.

Quando os novos recursos de IA chegam ao Google Tradutor?

Não sabemos, até porque o Google ainda não soltou nenhum comunicado sobre a novidade. Os novos recursos de IA foram reportados pelo Android Authority a partir do “desmonte” de um arquivo APK da versão 9.3.78.731229477.7 do Google Tradutor.

No procedimento, o botão de follow-up foi habilitado e testado. Parece funcionar bem, mas é provável que o recurso ainda precise de refinamentos, razão pela qual não é possível prever quando a novidade vai ser liberada para todo mundo.

Mas eu apostaria em algo ainda para este semestre.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.