Google vai liberar Circle to Search para o app Files

Nota de atualização do Files, gerenciador de arquivos do Google para celulares, informa que Circle to Search será lançado em breve no aplicativo

Felipe Freitas

A última atualização do aplicativo Files, gerenciador de arquivos do Google para celulares, informa que o recurso Circle to Search será lançado no app. A nota do update não chega a divulgar a data certa de quando a novidade chegará ao aplicativo, mas informa que ele estará disponível nas próximas semanas.

O Circle to Search (circular para buscar/pesquisar) é uma ferramenta que permite que o usuário pesquise algum elemento de uma imagem. Como sugere o nome, para funcionar basta circular elemento desejado quando o recurso estiver ativo. A ferramenta, que estreou na linha Galaxy S24 e Pixel 8, utiliza inteligência artificial para detectar o que foi selecionado pelo usuário.

Por que o Circle to Search no Files é importante?

A chegada do Circle to Search para o Files permitirá que mais usuários tenham acesso ao recurso. Nos celulares Samsung, apenas os modelos mais novos ou compatíveis com a Galaxy AI tem acesso à ferramenta — e o Pixel nem é vendido no Brasil. Com o Circle to Search integrado ao Files, os modelos que mais antigos podem utilizar a funcionalidade.

Afinal, é mais provável que um aplicativo tenha um tempo maior de suporte que sistemas operacionais. Por exemplo, o meu Galaxy A12 não é compatível com a One UI 6, mas os apps do Google seguiram funcionando por pelo menos mais uns dois anos.

Além disso, essa integração com o gerenciador de arquivos pode melhorar a usabilidade do recurso no celular — caso você uso o aplicativo no seu dispositivo. O recurso é ativado ao segurar o botão Home do smartphone Android e permite incluir texto na busca da imagem. Com essa integração, os usuários poderão usar o Circle to Search com menos cliques.

Leia | Como achar a pasta com meus arquivos armazenados no Android

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.