Google vai monitorar preços de hotéis e organizar planos de viagem no Maps

Empresa anuncia atualizações na busca, Maps e Gemini para sugerir destinos e criar roteiros com ajuda de inteligência artificial.

Giovanni Santa Rosa
• Atualizado 31/03/2025 às 09:27
Resumo
  • O Google anunciou um novo recurso que permite monitorar preços de hotéis, semelhante ao usado para passagens aéreas.
  • A ferramenta organizará capturas de tela para sugerir locais, inicialmente em inglês e somente no iOS.
  • Novidades incluem IA para criar itinerários com AI Overviews e sugestões de destinos via assistente Gemini.

O Google anunciou uma série de ferramentas para planejar viagens. O principal destaque é um novo recurso para monitorar o preço das estadias em hotéis, da mesma forma que a empresa já faz com passagens aéreas.

Para isso, é necessário apenas escolher seu destino e as datas que deseja acompanhar, sem precisar escolher um hotel específico. A ferramenta será lançada ainda esta semana globalmente.

Google Maps vai organizar prints

Com a ajuda de outra ferramenta, o Google Maps poderá ler capturas de tela, identificar o conteúdo e colocar as informações diretamente no mapa.

Funciona assim: pense que você tem uma nota em texto com lugares que quer visitar, mas também tirou prints de páginas da web ou de posts em redes sociais. Com a permissão do usuário, o Google Maps vai poder listar estas informações e sugerir os locais no Maps. Você decide o que quer salvar ou não.

Por enquanto, o recurso será liberado apenas em inglês e no iOS. O Google diz que a versão de Android do app deve chegar em breve, mas não há menção a outros idiomas.

Quais as outras novidades do Google para viagens?

O Google também colocou ferramentas para planejar viagens em outros de seus aplicativos e serviços.

As AI Overviews (respostas escritas com IA que aparecem na busca) agora podem ajudar a criar itinerários com ideias do que fazer em cada dia. Os resultados podem ser salvos no Docs, Gmail ou Maps. Este recurso só chegou para os Estados Unidos e em buscas feitas em inglês, por enquanto.

Outra novidade está no Gemini. O assistente poderá dar ideias de destinos para quem ainda não decidiu onde vai passar as próximas férias, com base nas preferências do usuário, e trazer informações relevantes. A empresa sugere o uso dos Gems, assistentes virtuais personalizados, para fazer o papel de guias de viagem com IA.

Com informações do Google, The Verge e TechCrunch

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.