GPD Duo é um notebook potente que traz duas telas OLED

Anunciado em campanha de financiamento, GPD Duo tem duas telas OLED de 13,3 polegadas, até 64 GB de RAM e chip Ryzen AI 9 HX 370 como padrão

Emerson Alecrim
Por
Notebook GPD Duo (imagem: reprodução/GPD)
Notebook GPD Duo (imagem: reprodução/GPD)

Um notebook que traz duas telas soa como uma ideia estranha, mas pode fazer sentido para muitas pessoas. Há boas chances de o GPD Duo fazer algum sucesso, portanto. Trata-se de um notebook com hardware potente, mas que se destaca justamente por contar com dois painéis OLED de 13,3 polegadas.

Como isso é possível? Bom, o GPD Duo tem uma tela acima da outra. Se o usuário quiser usar só uma tela, como em um laptop convencional, pode simplesmente girar o painel superior para trás do display inferior.

A tela superior também pode ser articulada para fora quando o notebook estiver fechado. Esse procedimento transforma o GPD Duo em um tablet. Um tablet com uma espessura enorme, mas ainda um tablet, até porque as telas são sensíveis a toques.

Um detalhe que me preocupou sobre a ideia é a possibilidade de o peso da tela superior ser suficiente para “tombar” o notebook ou fazê-lo se movimentar de um modo indesejado. Mas, nas imagens de divulgação, vi que a tela inferior tem um suporte que ajuda a deixar o equipamento firme na mesa.

Vale a pena, portanto? Para pessoas cujo trabalho envolve muita informação, pode valer a pena, sim. Um laptop como o GPD Duo tende a ser útil para programadores ou para quem produz conteúdo, por exemplo. É o meu caso: um par de telas me ajuda na checagem de informações ou na consulta a múltiplas fontes.

Notebook GPD Duo vem com painel de apoio (imagem: reprodução/GPD)
Notebook GPD Duo vem com painel de apoio (imagem: reprodução/GPD)

GPD Duo tem hardware potente

Além da dupla de telas, o GPD Duo se destaca por ter um bom conjunto de hardware. Começa com um processador AMD Ryzen AI 9 HX 370, que tem 12 núcleos de CPU, gráficos Radeon 890M e NPU de 50 TOPS para tarefas de inteligência artificial. Trata-se do mesmo chip que equipa o Asus Zenbook S 16, por exemplo.

Existe ainda uma versão mais em conta que pode ser equipada com chip AMD Ryzen 7 8840U de oito núcleos e GPU integrada Radeon 780M.

O notebook pode ainda ser equipado com até 64 GB de memória LPDDR5x-7500, dos quais 16 GB podem ser alocados para a GPU. Já o armazenamento é garantido com SSD de até 2 TB.

Voltando às telas, os dois painéis são do tipo OLED, têm 13,3 polegadas de tamanho, resolução de 2560 x 1600 pixels e taxa de atualização de 60 Hz.

Disponibilidade e preço

O notebook é um projeto de financiamento coletivo (crowdfunding). A campanha do GPD Duo no Indiegogo ainda não começou, mas, quando for liberada, permitirá que os apoiadores adquiram o equipamento com preços que começam em US$ 1.270 (cerda de R$ 7.000).

Os envios estão previstos para começar em novembro de 2024, se a campanha alcançar a meta de arrecadação.

Notebook GPD Duo tem duas telas (imagem: reprodução/GPD)
Notebook GPD Duo tem duas telas (imagem: reprodução/GPD)

Ficha técnica do GPD Duo

  • Telas: dois painéis OLED de 13,3 polegadas, formato 16:10, 2560 x 1600 pixels, sensibilidade a toques, taxa de atualização de 60 Hz, brilho de 500 nits no pico
  • Chip: AMD Ryzen AI 9 HX 370 ou Ryzen 7 8840U
  • RAM: 16, 32 ou 64 GB de LPDDR5x-7500
  • Armazenamento: SSD de até 2 TB
  • Bateria: 80 Wh com suporte a recarga rápida de 100 W
  • Conectividade: Ethernet, USB4 tipo C, USB-C, USB-C com DP-Alt, USB-A (2), HDMI 21, fones de ouvido e microfone, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3
  • Outros: leitor de cartão SD, dupla de alto-falantes com suporte a DTS, teclado retroiluminado, corpo de liga de alumínio, webcam 2,5K
  • Dimensões: 297 x 209,65 x 23,8 mm
  • Peso: 2,2 kg

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares