OpenAI anuncia o GPT-4.5, com interações mais naturais e menos alucinações

GPT-4.5 foi anunciado oficialmente, mas em fase "preview". OpenAI afirma que esse é o seu maior e melhor modelo para chat lançado até agora.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 20:15
Resumo
  • A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (27/02) o lançamento do GPT-4.5.
  • O novo modelo aprimora interações naturais e reduz alucinações em comparação com versões anteriores, como o GPT-4 e o o3-mini. Esse deve ser o último modelo sem “linha de pensamento”.
  • Usuários do ChatGPT Pro já podem selecionar o GPT-4.5 na lista de modelos, nas versões móveis, web e desktop. Usuários Plus e Team terão acesso à novidade na próxima semana.

O GPT-4.5 foi anunciado como o novo modelo de IA principal da OpenAI. Como já era esperado, a novidade vem para ser o último modelo “sem linha de pensamento” da organização, que já considera a abordagem ultrapassada. Ainda assim, o GPT-4.5 traz avanços significativos em relação ao GPT-4.

Um modelo “sem linha de pensamento” ou sem “cadeia de pensamento” significa que a ferramenta produz respostas a partir de uma única etapa de execução.

O GPT-4.5 é um Modelo de Linguagem de Larga Escala (LLM) que ainda segue essa abordagem, mas que prepara terreno para que a próxima grande versão produza respostas com base em várias etapas de execução, o que deve resultar em interações mais interessantes, precisas ou úteis.

Nesse sentido, podemos considerar o GPT-4.5 um aprimoramento do GPT-4, modelo anunciado em março de 2023, mas não exatamente uma nova versão.

Quais os diferenciais do GPT-4.5?

Para começar, a OpenAI afirma que os primeiros testes mostram que o GPT-4.5 produz interações mais naturais, o que significa que a novidade deve melhorar a experiência do usuário com escrita de textos, programação e resolução de problemas.

Um exemplo dado pela própria OpenAI: uma pessoa informa ao ChatGPT que enfrenta um momento difícil após falhar em uma prova; o GPT-4.5 faz o chatbot perguntar se o usuário quer falar a respeito ou só precisa de uma distração, enquanto modelos como GPT-4o e o3-mini iriam tentar se solidarizar e, então, oferecer uma longa e talvez inútil lista de conselhos.

Tão ou mais importante: a OpenAI espera que o GPT-4.5 alucine menos. A organização ainda não afirma que esse objetivo foi alcançado, mas revela que a novidade superou modelos como o3-mini e GPT-4o em benchmarks que medem alucinações.

Em linhas gerais, a OpenAI enfatiza que esse é o seu maior e melhor LLM, até agora. Porém, a organização deixa claro que o GPT 4.5 não é um substituto direto para modelos como o3-mini e GPT-4o. A nova versão não é multimodal como o GPT-4o, por exemplo, ou seja, não funciona diretamente com recursos de voz ou vídeo, pelo menos na fase atual.

Como usar o GPT 4.5?

De acordo com a OpenAI, usuários do ChatGPT Pro já podem selecionar o GPT 4.5 na lista de modelos do serviço, tanto nas versões móveis quanto nas versões para web e desktop.

Usuários Plus e Team do ChatGPT terão acesso à novidade na próxima semana. Já usuários Enterprise e Edu terão acesso na semana seguinte.

Nesta fase de lançamento, o GPT 4.5 está sendo liberado em fase “preview” no ChatGPT. Os acessos via API também estão em prévia.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.