Gratuito e mais funcional, o LibreOffice 24.8 já está entre nós
LibreOffice 24.8 chega com foco em privacidade e traz vários pequenos aprimoramentos; há versões para Windows, macOS e Linux
LibreOffice 24.8 chega com foco em privacidade e traz vários pequenos aprimoramentos; há versões para Windows, macOS e Linux
O LibreOffice 24.8 é oficial. A nova versão do pacote de escritório acaba de ser lançada para Windows, macOS e Linux. A suíte é gratuita e tem código-fonte aberto. Entre as suas novidades estão recursos de privacidade, editor de textos Writer com ajustes na interface e Calc (planilhas) com desempenho melhorado.
Quem já conhece a suíte pode ter estranhado a numeração. Isso porque, até 2023, a Document Foundation, organização responsável pelo projeto, numerava as versões de modo sequencial. Em 2024, a entidade passou a adotar o esquema AA.M (YY.M). Nele, os dois primeiros dígitos se referem ao ano de lançamento e, o último, ao mês.
Mas o que mais importa são os recursos de software. O LibreOffice 24.8 traz um conjunto de pequenas melhorias em praticamente todas as ferramentas que formam o pacote.
Na suíte como um todo, uma das novidades envolve a privacidade. Agora, é possível ir nas configurações de segurança do pacote e acionar a opção “Remover informações pessoais ao salvar” para evitar que parâmetros que identificam o usuário sejam salvos juntos ao documento.
Nas ferramentas em si, o editor de textos Writer recebeu alguns ajustes de interface, como uma nova caixa de diálogo para links e um novo campo de busca rápida na barra lateral. A ferramenta também melhorou a função de arrastar e soltar referências cruzadas, e trouxe novas funcionalidades de hifenização.
Já o editor de planilhas Calc recebeu novas funções (como PROCX, CORRESPX, FILTRO, ORDENAR e ORDENAR.POR), melhorou o desempenho de cálculos por threads, e agora permite que comentários sejam editados ou removidos a partir do menu de contexto.
No Impress, para apresentações, agora há uma nova forma de rolagem entre os slides e visualização de notas em um painel oculto sob o slide. Além disso, a apresentação de slides em execução agora pode ser atualizada imediatamente após alterações serem feitas na edição.
Por definição, o LibreOffice trabalha com os formatos de arquivos ODF (OpenDocument Format), mas é claro que a interoperabilidade com outros padrões, como os do Microsoft Office, continua existindo.
Nesse sentido, a versão 24.8 trouxe suporte para importação ou exportação de definições de formato de células em tabelas OOXML, bem como melhorou o desempenho de arquivos PPTX (PowerPoint) que carregam muitas formas personalizadas.
Outros pequenos aprimoramentos incluem Chart (ferramenta de gráficos) com novos gráficos de “pizza”, novo modo de criptografia por senha em arquivos ODF e melhorias de acessibilidade para pronúncia correta de recursos da suíte por leitores de tela.
O resumo das novidades aparece no vídeo abaixo. Uma lista detalhada dos novos atributos está disponível na página de notas sobre o LibreOffice 24.8.
Basta acessar a página de download do LibreOffice e escolher a versão direcionada ao seu sistema operacional. O LibreOffice 24.8 tem versões para Windows (x86 e Arm), macOS (Intel e Apple Silicon) e Linux. O pacote suporta 120 idiomas, incluindo o português do Brasil.
Para uso corporativo, a Document Foundation recomenda o LibreOffice Enterprise, versão paga, mas que inclui suporte sob medida e recursos de parceiros.
Leia | O que é freeware?