Elon Musk revela o Grok-3 e promete desempenho superior aos rivais
xAI afirma que Grok-3 superou concorrentes em benchmarkings de matemática, ciência e programação. LLM está liberado para assinantes do X Premium+.
xAI afirma que Grok-3 superou concorrentes em benchmarkings de matemática, ciência e programação. LLM está liberado para assinantes do X Premium+.
O modelo de inteligência artificial Grok-3 foi apresentado pelo empresário Elon Musk e pela equipe da empresa xAI na madrugada desta terça-feira. Segundo o bilionário, esse LLM supera todos os concorrentes nos três benchmarkings apresentados: resolução de problemas matemáticos, questões de ciências em nível de doutorado e programação. O Grok-3 está disponível para usuários do X (antigo Twitter) que sejam assinantes do plano Premium+.
Além do LLM principal, com novos recursos para o app Grok no iOS e versão web, a xAI anunciou os modelos Grok-3 Reasoning e Grok-3 mini Reasoning. O primeiro está em sua fase beta. Essas versões, com o nome Reasoning, realizam uma espécie de fact-check antes de entregar a resposta ao usuário.
🚨INSIDE GROK 3: “IT MIGHT SOLVE PHYSICS’ GREATEST MYSTERIES”@xai unleashes its most powerful AI yet, demonstrating live physics problem-solving, game creation, and a potential breakthrough on Riemann’s hypothesis.
Plus: Why @elonmusk thinks this could help us understand the… pic.twitter.com/8cDMOtEz2E
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) February 18, 2025
A IA DeepSeek, que abalou o mercado semanas atrás, é o principal exemplo dessa tecnologia. Resta saber se os Grok-3 Reasoning também mostrarão o caminho usado para chegar na resposta.
O Grok-3 também chega com a ferramenta DeepSearch, que realiza buscas na internet e no X (sim, numa rede social) para responder ao usuário. O ChatGPT também conta com um recurso similar, ativado quando é necessário buscar uma resposta mais atualizada.
Elon Musk também prometeu que na próxima semana o Grok ganhará um recurso de voz. O problema é confiar no prazo, visto que o próprio LLM Grok-3 foi anunciado para o ano passado — e o histórico do CEO é prometer produtos e lançá-los com atrasos.
A xAI usou 200 mil GPUs Nvidia H100 para o treinamento do Grok-3. Esse gigantesco servidor fica localizado em Memphis, nos EUA. Segundo Musk, o Grok-3 usou 10 vezes mais capacidade computacional que o seu antecessor, o Grok-2.
Por falar na versão anterior do LLM, o CEO da xAI comentou que espera transformá-lo em open-source nos próximos meses. A abertura do código do Grok-2 depende do lançamento completo do Grok-3. A estratégia da xAI é deixar a versão ultrapassada open-source sempre que uma nova for liberada.
Com informações de TechCrunch
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}