Elon Musk revela o Grok-3 e promete desempenho superior aos rivais

xAI afirma que Grok-3 superou concorrentes em benchmarkings de matemática, ciência e programação. LLM está liberado para assinantes do X Premium+.

Felipe Freitas
• Atualizado às 12:59
Resumo
  • A xAI lançou o LLM Grok-3, que supera concorrentes em benchmarks de matemática, ciência e programação, segundo a empresa.
  • O Grok-3 está disponível para assinantes do X Premium+ e inclui o recurso DeepSearch, permitindo buscas avançadas na internet e no próprio X.
  • O modelo foi treinado com 200 mil GPUs Nvidia H100, utilizando 10 vezes mais capacidade computacional que o Grok-2.

O modelo de inteligência artificial Grok-3 foi apresentado pelo empresário Elon Musk e pela equipe da empresa xAI na madrugada desta terça-feira. Segundo o bilionário, esse LLM supera todos os concorrentes nos três benchmarkings apresentados: resolução de problemas matemáticos, questões de ciências em nível de doutorado e programação. O Grok-3 está disponível para usuários do X (antigo Twitter) que sejam assinantes do plano Premium+.

Quais são as novidades do Grok-3?

Além do LLM principal, com novos recursos para o app Grok no iOS e versão web, a xAI anunciou os modelos Grok-3 Reasoning e Grok-3 mini Reasoning. O primeiro está em sua fase beta. Essas versões, com o nome Reasoning, realizam uma espécie de fact-check antes de entregar a resposta ao usuário.

A IA DeepSeek, que abalou o mercado semanas atrás, é o principal exemplo dessa tecnologia. Resta saber se os Grok-3 Reasoning também mostrarão o caminho usado para chegar na resposta.

O Grok-3 também chega com a ferramenta DeepSearch, que realiza buscas na internet e no X (sim, numa rede social) para responder ao usuário. O ChatGPT também conta com um recurso similar, ativado quando é necessário buscar uma resposta mais atualizada.

Elon Musk também prometeu que na próxima semana o Grok ganhará um recurso de voz. O problema é confiar no prazo, visto que o próprio LLM Grok-3 foi anunciado para o ano passado — e o histórico do CEO é prometer produtos e lançá-los com atrasos.

Como o Grok-3 foi treinado?

A xAI usou 200 mil GPUs Nvidia H100 para o treinamento do Grok-3. Esse gigantesco servidor fica localizado em Memphis, nos EUA. Segundo Musk, o Grok-3 usou 10 vezes mais capacidade computacional que o seu antecessor, o Grok-2.

Por falar na versão anterior do LLM, o CEO da xAI comentou que espera transformá-lo em open-source nos próximos meses. A abertura do código do Grok-2 depende do lançamento completo do Grok-3. A estratégia da xAI é deixar a versão ultrapassada open-source sempre que uma nova for liberada.

Com informações de TechCrunch

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.