Grok: X começa a liberar acesso à IA em respostas e novas mensagens
Muitos usuários do X já conseguem marcar o perfil da ferramenta de IA Grok em novas mensagens ou respostas a outros usuários para fazer perguntas.
Muitos usuários do X já conseguem marcar o perfil da ferramenta de IA Grok em novas mensagens ou respostas a outros usuários para fazer perguntas.
A turma de Elon Musk acaba de aumentar a integração da ferramenta de inteligência artificial generativa Grok com o X. Agora, os usuários da rede social podem mencionar a IA em novas mensagens ou nas interações com outros perfis para fazer perguntas ou pedir explicações.
Até então, o Grok funcionava em um “puxadinho”, isto é, a partir de um botão à esquerda da versão web ou na parte inferior dos aplicativos da rede social. Também já era possível acionar a IA tocando no botão de explicar a postagem que aparece na versão web do X.
A nova possibilidade de uso permite que o usuário marque o perfil do Grok (@grok) em uma nova mensagem ou em uma resposta como se estivesse marcando o perfil de qualquer outro usuário no X. A ferramenta de IA dá, então, uma resposta em outra mensagem de acordo com o que foi perguntado.
No exemplo abaixo, um usuário pede que o Grok forneça alguma informação sobre SQL. A ferramenta fornece o significado da sigla e explica que esta é uma linguagem usada para banco de dados relacionais.
A xAI, organização que está por trás do Grok, ainda não soltou nenhum anúncio oficial a respeito da nova forma de integração com o X. Mas vários usuários que assinam um dos planos Premium do X (e cujos benefícios incluem justamente acesso ao Grok) já conseguem interagir com a IA marcando o seu perfil.
O Grok é um chatbot baseado em IA generativa que segue a mesma dinâmica de funcionamento do ChatGPT, do Gemini ou do DeepSeek, por exemplo. A ferramenta recebeu avanços significados em fevereiro de 2025, quando o Grok 3 foi lançado, prometendo desempenho superior ao dos rivais.
Apesar de ser mais lembrado por conta de sua integração com o X, o Grok também conta com um site próprio. É possível ainda acessar a ferramenta por meio de seus aplicativos para Android e iOS, sem depender da rede social para isso.
Com informações de TechCrunch
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}