HMD Skyline é um celular que lembra o clássico Lumia 920
Intermediário HMD Skyline vem com Android 14, mas visual do aparelho remete aos clássicos celulares Nokia Lumia com Windows Phone
Intermediário HMD Skyline vem com Android 14, mas visual do aparelho remete aos clássicos celulares Nokia Lumia com Windows Phone
Nostalgia vende. Talvez seja por isso que a HMD Global lançou um celular que é a cara do Nokia Lumia 920. É claro que o HMD Skyline, como é chamado, não traz o Windows Phone. O seu sistema operacional é o Android 14. E ele vem acompanhado de um recurso inusitado: o Modo Detox.
As semelhanças com o Lumia 920 (e outros celulares antigos da Nokia) dizem respeito principalmente à parte frontal. O HMD Skyline tem uma tela com cantos arredondados que é muito parecida com o visor do antigo smartphone com Windows Phone.
Trata-se de um painel pOLED de 6,55 polegadas com resolução FHD+ e taxa de atualização de 144 Hz.
O novo celular também traz laterais curvadas, outra característica notável da linha Lumia. Só a traseira é diferente. No Skyline, a HMD preferiu um módulo de câmeras alinhado à esquerda. No Lumia 920, a câmera traseira é centralizada. Mesmo assim, é impossível não lembrar da linha da Nokia ao olhar para a novidade.
O HMD Skyline é um smartphone de categoria intermediária premium. No comando dele está um chip Snapdragon 7s Gen 2 acompanhado de até 12 GB de RAM e até 256 GB de armazenamento.
Há um trio de câmeras na traseira. A principal tem 108 megapixels e OIS. Ela é complementada com uma câmera ultrawide de 13 megapixels, além de uma teleobjetiva de 50 megapixels e zoom óptico de 4x.
Já a bateria tem 4.600 mAh. Há suporte para recarga rápida de 33 W, além de carregamento por indução.
Um detalhe curioso sobre o hardware é a promessa de reparo fácil. A HMD fechou uma parceria com a iFixit para vender kits que facilitam a troca da tela ou do painel traseiro, por exemplo.
O HMD Skyline sai de fábrica com o Android 14. A fabricante promete pelo menos dois anos de atualizações de sistema e três anos de updates de segurança.
Mas, no aspecto do software, o que mais chama a atenção é o Modo Detox (Detox Mode). Trata-se de uma função a ser liberada em agosto que promete ajudar o usuário a evitar o uso exagerado do celular.
Quando ativado, o Modo Detox torna os aplicativos de redes sociais temporariamente ocultos. A função poderá ser ativada manualmente ou programada para funcionar em horários específicos.
O HMD Skyline já começou a ser vendido na Europa e deve chegar aos Estados Unidos em agosto. Neste último mercado, os preços devem começar em US$ 499.
Não há previsão para vendas oficiais no Brasil. Para mim, é uma pena. Até hoje eu considero o design dos celulares Lumia bonito. Seria interessante ter algo atual que remete à linha, mesmo que baseado no Android.