HP anuncia IA que promete tornar impressões mais amigáveis
HP Print AI promete corrigir espaços em branco na impressão de páginas web e criar efeitos personalizados em fotos, por exemplo
HP Print AI promete corrigir espaços em branco na impressão de páginas web e criar efeitos personalizados em fotos, por exemplo
Imprimir nem sempre é uma tarefa “pacífica”. Será que a inteligência artificial (IA) pode melhorar essa experiência? A HP acredita que sim. A companhia anunciou a tecnologia HP Print AI, que promete eliminar as fricções que os usuários enfrentam ao imprimir, tanto em casa quanto no trabalho.
Começa com algo frequentemente problemático: impressões de páginas web. Como essas páginas são projetadas para serem exibidas em telas, é comum que, ao imprimi-las, o usuário se depare com espaços em branco, itens desalinhados, fontes desproporcionais, entre outros problemas.
O Perfect Output é uma ferramenta que usa a tecnologia HP Print AI para corrigir falhas de formatação de páginas impressas a partir da web, bem como remover elementos desnecessários delas, como anúncios publicitários. Isso resulta não só em um impresso mais bem organizado, como gera economia de tempo, papel e tinta, afirma a HP.
Outra fonte frequente de frustração com impressoras são as planilhas. O Perfect Output também usa a HP Print AI para evitar que planilhas sejam impressas com conteúdo cortado, excesso de espaço em branco ou tabelas desalinhadas, por exemplo.
A característica mais inusitada da HP Print AI é a sua capacidade de trabalhar com inteligência artificial generativa. Isso significa que o usuário pode escrever instruções para pedir layouts personalizados ou efeitos específicos na impressão.
Como exemplo, suponha que você queira presentear uma pessoa com um cartão de aniversário. Você pode então imprimir uma foto dessa pessoa, mas, antes, pedir para a HP Print AI enfeitar a imagens com símbolos comemorativos e uma frase de “feliz aniversário”.
É uma possibilidade curiosa porque, para fins como esse, normalmente usamos ferramenta de edição de imagem. Se um software ligado à impressora permitir ao usuário pular essa etapa, há boas chances de a ideia vingar.
Quem está interessado em testar a tecnologia terá que ter paciência. A HP Print AI está em fase beta e, por ora, está disponível para testes somente por “clientes selecionados”.
A novidade será liberada para mais usuários a partir de 2025, mas não está claro se bastará ter uma impressora HP ou se haverá custos adicionais para se ter acesso a ela.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}