IA do YouTube remove música com direitos autorais sem apagar vídeo

Ferramenta Erase Song do YouTube usa inteligência artificial para silenciar músicas com reivindicação de copyright em vídeos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
YouTube
IA do YouTube remove música com direitos autorais sem apagar vídeo (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Um dos medos de todo youtuber é ter um vídeo removido da plataforma por violação de direitos autorais. Para atenuar esse problema, o YouTube lançou o Erase Song (Apagar Música), ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) que remove músicas protegidas do vídeo, mas sem eliminar todo o conteúdo.

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é não usando músicas não autorizadas no vídeo, obviamente. Mas nem sempre a violação de direitos autorais ocorre de modo intencional.

Lembro-me de, certa vez, assistir a um vídeo no YouTube que foi interrompido no meio da reprodução. Ao tentar carregar o vídeo novamente, descobri que ele não estava mais disponível. Mais tarde, o autor avisou que o conteúdo foi removido por violação de copyright.

No vídeo, ele havia passado por um estabelecimento que tocava música no ambiente. Não havia intenção dele de colocar essa música na filmagem, mas foi justamente isso que causou o problema. Está aí uma das razões para o Erase Song ser bem-vindo.

Confira o Erase Song em ação

Remoção de música por IA

Neal Mohan, CEO do YouTube, usou o X/Twitter para anunciar que o Erase Song se tornou uma ferramenta oficial após um período de testes:

Boas notícias, criadores: nossa atualizada ferramenta Erase Song ajuda você a retirar facilmente músicas reivindicadas por direitos autorais do seu vídeo (enquanto mantém o resto do áudio intacto).

Neal Mohan, CEO do YouTube

No período de testes, a ferramenta não se mostrou muito precisa. Mas ela foi otimizada. Um algoritmo baseado em inteligência artificial detecta os trechos problemáticos sem afetar o vídeo, muito menos sem que ele tenha que ser inteiramente removido para ser reeditado.

Uma página de ajuda do YouTube alerta que a ferramenta pode falhar se for difícil remover a música problemática. Isso pode acontecer se a faixa for reproduzida junto com ruídos do ambiente, por exemplo.

Nessas circunstâncias, o usuário sempre terá a opção de silenciar todos os trechos reivindicados e manter o vídeo disponível, como observa o TechCrunch. Depois disso, o conteúdo estará livre de problemas com direitos autorais.

Relacionados