A Microsoft anunciou melhorias na IA do Copilot focadas no ambiente corporativo durante o evento Microsoft Ignite.
Funcionários poderão criar agentes personalizados no SharePoint, que oferecem respostas em tempo real e podem ser compartilhados via e-mail, reuniões e chats.
Novidades incluem tradução em reuniões no Teams, criação de apresentações no PowerPoint com narrativa envolvente e nova tela inicial no Excel.
A Microsoft revelou a próxima leva de tecnologia de inteligência artificial do Copilot, agora focada no ambiente corporativo. Os agentes de Copilot serão capazes de resumir documentos compartilhados ou elaborar melhores apresentações de PowerPoint. Também poderão ajudar na gestão da agenda de cada profissional.
Os anúncios ocorrem hoje (dia 19) durante o evento Microsoft Ignite, que conta com mais de 200 mil inscritos. Algumas novidades começam a chegar agora, enquanto outras devem aparecer para os consumidores nas próximas semanas.
Não custa lembrar: Copilot é o nome de toda e qualquer IA dentro do ambiente da Microsoft. O VP do Windows, Aaron Woodman, me disse o seguinte numa entrevista exclusiva realizada em maio: “Nós temos essa crença de que a inteligência artificial serve ao propósito de auxiliar os humanos, e não o de tomar o controle de tudo. Esse nome nos ajuda a enfatizar a parceria entre os indivíduos e as ferramentas.”
Copilot
Agentes no SharePoint: Funcionários de uma empresa podem criar seus próprios agentes, que são personalizados para certos arquivos, pastas ou sites. Os agentes podem ser editados para ter um nome e comportamentos personalizados. Também podem ser compartilhados por emails, reuniões e chats, de modo que apresentem respostas em tempo real. (Disponível imediatamente)
Agente facilitador: Funciona no Microsoft Teams para a tomada de anotações e permite que os participantes mexam no documento final. Já nos chats, compartilha um resumo conforme a conversas acontecem. (Em fase de testes)
Agente de tradução: O intérprete traduz as reuniões no Microsoft Teams para até nove idiomas. De acordo com a empresa, o agente é capaz de simular a voz de que está falando. (Beta previsto para o começo de 2025)
Copilot Actions: Qualquer funcionário poderá automatizar tarefas repetitivas. Por exemplo, mandar mensagens automatizadas para membros da equipe sobre status de projetos ou preparar relatórios semanais.
PowerPoint
Criador de narrativas: Ao criar uma apresentação no PowerPoint partir de um modelo com um prompt e um arquivo de referência, o Narrative Builder do Copilot irá produzir slides com narrativa mais envolvente. A Microsoft prevê designs personalizados, notas para o apresentador, transições e animações automáticas. (Previsto para janeiro de 2025)
Tradução de slides: O Copilot irá traduzir os textos de uma apresentação em PowerPoint para mais de 40 idiomas. O design será mantido. (Previsto para dezembro na web e janeiro de 2025 no Windows e Mac)
Word
Criação de novos documentos: O usuário pode escrever um prompt e selecionar quais documentos servirão de fonte para um novo texto no Word. A inteligência ainda cita de onde veio cada dado do documento rascunhado. Também é possível usar referências de emails e de compromissos da agenda. Previsto para novembro na web e começo de 2025 no Windows e no Mac)
Resumo: Um resumo automatizado do teor do documento será apresentado no topo da página. (Disponível desde outubro)
Excel
Nova tela inicial: A Microsoft promete uma experiência inicial renovada, para que funcionários de todos os níveis de habilidade possam criar planilhas personalizadas. O Copilot vai sugerir e ajustar cabeçalhos, fórmulas e elementos visuais. (Previsto para o fim do ano)
Outlook
Assistente de agenda: O Copilot irá bloquear a agenda da pessoa para um período focado ou encontrar o melhor horário possível para uma reunião 1:1 com outro colega de trabalho. Também vai ajudar a elaborar uma pauta para a conversa. (Previsto para novembro)
Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog e também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com o Jornal Nacional e a GloboNews, entre outros veículos da imprensa. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais.