Igual ao iOS 18: Samsung pode incluir App Lock na One UI 7

Gigante coreana atualmente oferece a Pasta Segura, que protege apps instalados num ambiente específico do telefone.

Everton Favretto
Por
• Atualizado há 2 semanas
Pasta Segura da Samsung (Foto: Everton Favretto/Tecnoblog)
Pasta Segura da Samsung (Foto: Everton Favretto/Tecnoblog)
Resumo
  • A Samsung deve liberar função de trancar apps com senha ou biometria numa futura versão da One UI.
  • Diferentemente da Pasta Segura, o App Lock permitirá proteger qualquer app instalado no aparelho.
  • Recurso similar já foi oferecido pela Samsung na Índia, mas o S Secure foi descontinuado em 2022.

Depois da Apple, parece que agora é a vez da Samsung liberar a função de “trancar” apps com senha ou biometria. De acordo com Tarun Vats, que frequentemente vaza novidades sobre a One UI, o recurso poderá estar disponível em uma futura versão do sistema para celulares Galaxy.

O recurso deve ser diferente da Pasta Segura, já existente nas versões atuais do software da Samsung. Nela é criada uma cópia do app, isolada do resto do sistema, e que não tem acesso ao resto aos demais dados do smartphone. No App Lock, tudo indica que o recurso funcionará permitindo que o usuário proteja qualquer aplicativo instalado, obrigando a digitar uma senha ou utilizando a biometria do aparelho antes de ser possível abrir o app.

Não é a primeira vez que a Samsung oferecerá um recurso deste tipo: os clientes indianos contavam com o S Secure, que oferecia esta funcionalidade. No entanto, ele desapareceu das One UI mais recentes e deixou de ser atualizado em 2022.

Outras fabricantes têm ferramenta parecida. É o caso da Xiaomi com a função App Lock. O Google anunciou em maio que o Android 15 também terá um recurso nativo de bloqueio de aplicativos.

Com informações: Gizmochina e SamMobile

Relacionados