Instagram cria opção para resetar sugestões do feed, Reels e Explorar

Ferramenta é voltada para adolescentes que querem deixar para trás interesses de outros tempos, mas estará disponível para todos os usuários

Giovanni Santa Rosa

O Instagram está testando uma nova ferramenta para redefinir o algoritmo que sugere publicações para usuários nas três principais seções do aplicativo: o feed, os Reels e a aba Explorar. O recurso ainda está em fase de testes, mas será liberado gradualmente para todo o mundo em breve.

A opção ficará no item “Sugestão de conteúdo” das configurações do Instagram. Após o reset, as recomendações deixam de levar em consideração a atividade anterior do usuário, como curtidas e comentários.

Assim, o feed, os Reels e o Explorar tendem a ficar mais “genéricos”, que fazem sucesso mais na plataforma, sem levar em consideração as preferências pessoais e específicas. Conforme o usuário interage com o conteúdo da rede, as sugestões começam a ser personalizadas novamente.

Além de reiniciar as recomendações, a ferramenta vai sugerir contas que o usuário talvez não queira mais seguir, com destaque para as que mais aparecem no feed.

Vale lembrar que, para quem não gosta das sugestões no feed, é possível pausá-las por 30 dias. Infelizmente, o Instagram não permite desativá-las por completo.

Recurso voltado para adolescentes

A Meta anunciou a novidade como parte dos recursos voltados a adolescentes no Instagram. A ideia é que os jovens possam reiniciar as recomendações e deixar para trás as coisas que não fazem mais sentido agora que estão mais velhos.

“Queremos dar aos adolescentes novas maneiras de formatar suas experiências no Instagram, para que elas continuem refletindo suas paixões e interesses à medida que evoluem”, diz o comunicado da companhia.

Ferramenta não apaga dados

Como nota o Engadget, o texto da Meta faz uma ressalva: a ferramenta para resetar as recomendações não apaga nenhum dado do aplicativo e também não muda as informações usadas para direcionar propagandas para cada usuário.

Com relação aos anúncios, não é possível resetar o direcionamento, mas a Meta permite que o usuário veja os tópicos relacionados ao seu perfil e aponte aqueles que não o interessam.

Com informações: Meta, The Verge, Engadget

Relacionados

Escrito por

Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.